Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
27.10.2017

Mitos e verdades sobre a lente de contato dental

Ideais para corrigir pequenas manchas, espaçamentos e desgastes nos dentes, as lentes de contato dental são uma ótima opção para deixar seu sorriso mais bonito. Veja alguns mitos e verdades sobre elas!
Ideais para corrigir pequenas manchas, espaçamentos e desgastes nos dentes, as lentes de contato dental são uma ótima opção para deixar seu sorriso mais bonito. Veja alguns mitos e verdades sobre elas!

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Seus dentes estão com pequenas manchas, desgastes ou espaçamentos? As lentes de contato dental podem ser a solução para deixar seu sorriso perfeito. Feitas de porcelana e produzidas de forma personalizada, essas lâminas ultrafinas são uma excelente opção para fazer correções estéticas ou funcionais nos dentes. No entanto, ainda existem muitas dúvidas comuns em relação a essa técnica. Por isso, o Sorrisologia conversou com o dentista Johnathan Marcondes para desvendar mitos e verdades sobre ela!

Podem corrigir dentes fraturados e lascados

Verdade. Um dos usos mais comuns das lentes é para reparar pequenas fraturas e desgastes. Elas podem cobrir superfícies irregulares, melhorando a textura e promovendo um efeito polido e natural. Além disso, um dos seus benefícios é que, diferente das facetas tradicionais, elas são mais finas e por isso menos invasivas. “Enquanto as facetas causam um desgaste maior na superfície do dente, as lâminas causam alterações mínimas”, explica.

Na aplicação das lentes de contato, não há desgaste dos dentes

Mito. Apesar de provocar menores alterações, as lentes ainda podem provocar desgastes, caso seja uma escolha do dentista. “Na maioria dos casos, o desgaste realmente não é necessário, mas o profissional pode decidir desgastar alguma parte do dente por um ganho estético que valerá a pena”, esclarece ele.

As lentes conseguem unir dentes separados

Verdade. As lentes podem ser indicadas para corrigir o espaço entre os dentes. Elas podem ser usadas tanto para aumentar os dentes em largura, como em altura. “O resultado estético é muito usado para essa finalidade, pois a maioria das pessoas ainda considera um sorriso com dentes separados infantilizado”, afirma o dentista.

São uma solução para clarear dentes escuros

Mito. As lentes podem ser usadas para corrigir pequenas manchas, mas não terão bons resultados em dentes muito escuros. “Elas são fragmentos muito finos, por isso deixam passar a cor do dente natural”, esclarece Johnathan. Portanto, se os dentes forem muito escuros, não devem ser usadas. Para que a lente promova um tom mais claro aos dentes é recomendado que, antes da sua aplicação, seja feito um clareamento dentário.

Pessoas com bruxismo não podem usá-las

Mito. Pessoas que tenham bruxismo, uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes, podem sim usar esse procedimento para corrigir desgastes dentais. Nesses casos, é necessário que o indivíduo use placa de mordida após o procedimento. “Em casos mais severos, podem precisar se submeter a um tratamento com equipe multidisciplinar”, afirma. Dessa forma será feito o controle da doença para evitar o contínuo desgaste dos dentes.

Preciso deixar de consumir certas comidas e bebidas

Mito. Existem cuidados necessários para a manutenção da saúde bucal, mas nada diferente do que se deve ter com os dentes, mesmo sem as lentes. “Mastigar gelo, por exemplo, não faz bem a nenhum dente, pois há risco de fratura”, cita ele. Elas ainda trazem benefícios em relação a alimentação, pois diferente dos dentes, não pigmentam com bebidas escuras como chá, chocolate e café.

Exigem mudanças na higiene bucal

Mito. Os cuidados de higiene que devem ser realizados quando se usa a lente são os mesmos que existiam antes. Além da limpeza diária, com escovação após as refeições e uso de fio dental, é importante fazer visitas regulares ao dentista para revisões.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas - PA
CRO-PA: 4456

Mais Matérias: Dentística
Sensibilidade dentária após a gengivoplastia: é normal ter? Descubra como aliviar essa dor de dente
Dentística
Sensibilidade dentária após a gengivoplastia: é normal ter? Descubra como aliviar essa...
A gengivoplastia é um tratamento bastante procurado nos consultórios dentários. Simples e...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Minha lente de contato dental caiu: o que fazer? Entenda como é feita a reposição dessa lâmina nos dentes
Dentística
Minha lente de contato dental caiu: o que fazer? Entenda como é feita a reposição dessa...
Dentre os principais tratamentos odontológicos estéticos, a lente de contato dental é um dos...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Aplicação de botox pode controlar o excesso de saliva? Especialista em dentística esclarece o assunto
Dentística
Aplicação de botox pode controlar o excesso de saliva? Especialista em dentística...
O botox se tornou uma solução eficiente e imediata para o tratamento de rugas no rosto. Além...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Dentística
Harmonização facial pode ser feita por um dentista?
Em uma visita ao dentista, você consegue tratar e prevenir doenças bucais, como a cárie , fazer...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto
Dentística
Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental?...
Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Dentística
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...