O tratamento ortodôntico dispõe de várias técnicas prontas para devolver um sorriso mais alinhado aos pacientes, e uma delas é o uso de alinhadores transparentes. Dentre os vários benefícios que esse novo acessório traz para os dentes, um que se destaca é o conforto estético oferecido ao paciente. Além disso, também tem quem diga que esse tipo de tratamento é mais rápido do que o tradicional com aparelho fixo. Mas será que isso é verdade ou não passa de um mito? O ortodontista Djalma Faria esclarece a questão a seguir!

Alinhadores transparentes x aparelho fixo

A grande diferença entre esses dois tipos de tratamento é que, segundo Djalma, os alinhadores são plaquinhas removíveis feitas em laboratório que promovem a movimentação dentária. “Eles são transparentes, portanto super estéticos e individuais, feitos sob medida para cada paciente”. Já o tratamento ortodôntico com aparelho fixo compreende os famosos braquetes colados aos dentes, arcos para movimentação dentária, elásticos que prendem o arco aos braquetes e outros acessórios como botões, tubos e bandas. É uma opção que não costuma agradar os pacientes esteticamente.

O tratamento com alinhadores é realmente mais rápido?

De acordo com o ortodontista, o uso de alinhadores costuma ser mais rápido porque eles são programados para a troca a cada 15 dias, sendo regidos por softwares que mostram cada etapa do tratamento e até mesmo o resultado final, mesmo antes do tratamento iniciar. No entanto, o especialista alerta: “Como eles são removíveis, isso pode ser uma desvantagem caso o paciente não use corretamente, o que pode atrasar o tratamento!”.

Apesar disso, a eficácia de ambos é equivalente, desde que o paciente leve a sério o tratamento realizado. “Tudo depende da colaboração do paciente e o tipo de maloclusão envolvida”.

As vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento

Para o especialista, a principal vantagem dos alinhadores é quanto a discrição, já que eles são praticamente invisíveis e não comprometem a estética. Além disso, essa opção oferece muito mais conforto para o paciente, já que os braquetes e fios utilizados no tratamento ortodôntico com aparelho fixo podem ferir ou machucar a boca, causando aftas e sangramentos. “A escovação e higienização da boca também é melhor com o uso dos alinhadores já que são removíveis”. Já quem usa aparelho fixo, precisa de maior atenção em relação a higiene bucal. Itens como as escovas ortodônticas e interdentais podem ser de grande ajuda nesses casos para uma limpeza mais eficaz.

Qual é a opção mais recomendada?

Não existe uma opção "mais recomendada", já que isso vai depender muito das necessidades do paciente. “Clientes adultos geralmente preferem discrição, então podemos lançar mão dos alinhadores estéticos! Já as crianças e adolescentes gostam dos braquetes e elásticos coloridos: usamos aparelhos fixos nesses casos”, conta Djalma. Mas vale ressaltar que isso não é necessariamente uma regra, já que também existem alinhadores para crianças e adolescentes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104