Manter um sorriso saudável é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo e também para a nossa autoestima. Afinal, ele faz parte da primeira impressão que passamos quando conhecemos alguém. Por vezes, por mais que a saúde da cavidade bucal esteja em dia, esteticamente o paciente pode estar insatisfeito com o que vê. Nos casos de dentes amarelados, por exemplo, é possível recorrer ao clareamento dental. E quando os dentes são pequenos, mais curtos do que o normal para um adulto? Nessa situação, será preciso usar um aparelho ortodôntico infantil? O especialista em ortodontia Lucio Braulio Carvalho Ferreira respondeu essa dúvida.

Como caracterizar o dente de um paciente adulto como pequeno?

O formato de cada dente pode variar de uma pessoa para outra. O importante é que exista uma harmonia no sorriso, que favorece tanto a saúde bucal quanto a autoestima. Algumas pessoas, contudo, têm os dentes um pouco menores do que a média, e nesse caso a queixa deve ser apresentada ao profissional. “O cirurgião-dentista, através de uma análise da toda a face do paciente, pode detectar esse problema. Essa análise é baseada na proporção áurea e deve ser realizada em conjunto com o paciente”, explica Lucio.

Caso seja um incômodo, existem tratamentos que podem reverter esse quadro

A boa notícia é que, hoje em dia, já existem maneiras de reverter esse quadro, caso seja um incômodo. “Podemos alterar a forma e tamanho dos dentes por meio de facetas ou lentes de contato dental”, afirma ele. Elas devem ser moldadas especificamente para os dentes de cada um. “Após analisar a face, o dentista faz uma moldagem da arcada dental e envia para o laboratório de prótese, onde o protético pode fazer novos dentes na forma ideal para aquele paciente”, esclarece ele.

É preciso que o paciente utilize o aparelho ortodôntico infantil?

Ao contrário do que se pode pensar, o tamanho dos dentes não vai influenciar no tipo de aparelho escolhido no tratamento. Existem vários tipos de aparelho ortodôntico, no entanto, muitas vezes o mesmo aparelho usado no adulto também é usado no paciente infantil. “Não existe um aparelho específico devido ao tamanho do dente, o aparelho ortodôntico é o mesmo para qualquer tamanho de dente”, diz Lucio.

Quais são os cuidados durante o tratamento ortodôntico para pacientes com dentes pequenos?

Segundo o profissional, os cuidados para os pacientes que apresentam os dentes pequenos deve ser o mesmo que para qualquer tratamento ortodôntico. “Cuidar da alimentação, evitando alimentos duros, e cuidar da higiene dental com mais cuidado, pois o uso de aparelho ortodôntico facilita o acúmulo de placa bacteriana”, finaliza.

Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:



Este artigo tem a contribuição do especialista:
Lucio Braulio Carvalho Ferreira - Ortodontista
Curitiba - PR
CRO-PR 17.833