O bruxismo é responsável por causar vários danos ao sorriso. Quando essa condição não é tratada, o paciente pode desenvolver sensibilidade, desgaste no esmalte dentário e problemas na ATM, as chamadas DTM - disfunções temporomandibulares. Além de todas essas complicações, o apertamento dentário constante também pode causar a diminuição do tamanho dos dentes? O Sorrisologia conversou com o especialista Diego Limoeiro, que esclareceu o assunto. 

O bruxismo pode causar a diminuição dos dentes?

De acordo com o especialista, o bruxismo, especialmente o do sono, pode sim diminuir o tamanho dos dentes. "Embora seja o tecido mais duro do organismo, o esmalte dentário não tem capacidade regenerativa, e a partir do momento que este desgaste atinge uma camada mais interna, chamada de dentina, o processo de diminuição pode ser mais rápido", revelou.

Em alguns pacientes, principalmente homens, esse processo pode ser completamente indolor. Entretanto, nas mulheres ou em pessoas com predisposição genética, o dano pode gerar condições dolorosas ou problemas degenerativos nas articulações temporomandibulares - a articulação que fica em frente ao ouvido, que dá o movimento de abertura e fechamento da boca.

Outros problemas que podem causar a diminuição dos dentes

Outro fator que leva a diminuição do tamanho dos dentes, é o aumento da gengiva - também conhecido como o famoso sorriso gengival. "Essa hiperplasia é mais comum em pacientes que estão fazendo tratamento ortodôntico, com fios e braquetes. Nesses casos, deve ser feito um procedimento periodontal para remover todo o tecido aumentado com uma cirurgia", indicou.

Como evitar que o bruxismo cause diminuição dos dentes?

O bruxismo do sono é uma patologia que nem sempre é fácil de ser diagnosticada. "Entretanto, quando o diagnóstico é feito por um cirurgião dentista especializado em DTM e Dor orofacial pode se chegar a conclusão de que o paciente precisa, ao menos, de uma proteção". Normalmente uma placa de acrílico bem ajustada e confortável ajuda muito a evitar as consequências do bruxismo. Com ela, o paciente consegue prevenir a diminuição dos dentes, a sensibilidade, dores e a DTM.

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Diego Limoeiro - Cirurgião bucomaxilofacial / Implantodontista Pós-graduado em Cirurgia da ATM Especialista em DTM e Dor orofacial
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31146