A perda dentária é mais comum do que se imagina e quase sempre é um sinal de algo não está certo com a sua saúde bucal. Entretanto, é comum que a maioria dos pacientes não saibam o que pode ocasionar a perda do dente e sejam surpreendidos com a situação. Entre as possíveis causas, a higiene bucal é a principal delas. Quer descobrir quais são as outras? O Sorrisologia te conta! Confira abaixo os principais motivos para queda dentária e descubra como evitá-la.

Má higiene bucal é uma das principais causas da perda dentária

Engana-se quem pensa que a má higiene bucal não pode trazer sérios problemas para o seu sorriso. A falta de escovação diária e até mesmo o uso irregular de fio dental podem resultar em cáries. Quando não tratadas, elas podem evoluir para um caso mais grave e enfraquecer as raízes dos dentes, resultando na perda dentária. Para evitar esse problema, o primeiro passo é fazer a limpeza bucal, no mínimo, 3 vezes ao dia com escovas de cerdas macias. Utilizar o fio dental, pelo menos, uma vez ao dia, também é um cuidado fundamental.

“Meu dente caiu”: bruxismo pode ser a causa

Para surpresa de alguns, o bruxismo também pode resultar na perda dentária. Acontece que a força da mordida de um paciente com o distúrbio pode variar entre 150 a 340 kg de carga. Ou seja: ela pode ser capaz de causar fraturas, desgaste nos dentes e até mesmo a perda de um ou mais dentes. Para evitar os danos causados por este problema, é importante consultar o seu dentista de confiança para diagnosticar a real causa da disfunção e, assim, garantir o melhor tratamento.

Diabetes pode ocasionar a perda óssea

Você pode até pensar que a diabetes não é capaz de afetar a sua saúde bucal. Entretanto, o excesso de glicose provocado pela doença pode comprometer, sim, a gengiva e os dentes. Isso porque o alto nível de açúcar no sangue torna a cavidade bucal mais propensa ao acúmulo de bactérias na dentição, resultando em vermelhidão e inchaço. Quando não tratado, o quadro de gengivite pode ocasionar a perda dos dentes. Por isso, é importante buscar a ajuda de um especialista para garantir o melhor tratamento para a diabetes e, assim, equilibrar a produção de glicose.

Perda dos dentes também pode estar ligada à erosão dentária

A erosão dentária é uma doença gradativa, que vai evoluindo e tomando, aos poucos, o sorriso do paciente. Porém, quando não diagnosticada e tratada corretamente, ela pode resultar na perda dentária. Sendo assim, se você notar que os seus dentes estão ficando mais sensíveis, amarelados e com uma leve transparência nas pontas, não pense duas vezes e procure o seu dentista. Lembre-se: quanto mais cedo você detectar o problema, mais rápido terá o seu sorriso saudável e livre de manchinhas de volta.