Usar aparelho ortodôntico é algo muito comum entre os pacientes, especialmente os adolescentes. Para que o tratamento seja eficaz, é preciso seguir os cuidados ideais, assim tudo consegue acontecer conforme o planejado. O aparelho ortodôntico demanda algumas novidades na sua rotina, como o uso da escova ortodôntica e fio dental ideal. E ainda, a atenção deve ser redobrada na hora de escolher o que comer. Sabia que seu aparelho pode quebrar por conta de um descuido com o que você mastiga? Veja as orientações da ortodontista Andréia Cotrim para esses momentos.

O que pode causar a quebra do aparelho ortodôntico?

Quando o paciente coloca o aparelho ortodôntico, ele recebe diversas orientações do ortodontista sobre o seu uso e cuidados. Até porque, caso essas prescrições não sejam respeitadas, o seu tratamento pode sofrer atrasos. Um quadro comum de acontecer, por exemplo, é a quebra do dispositivo. “O aparelho ortodôntico pode sofrer uma quebra quando o paciente come algo muito duro ou crocante, como o caso de milho de pipoca ou amendoim”, comenta a profissional. E também, para quem tem aquela mania de morder a tampa da caneta ou outros objetos, saiba que é um grande facilitador para descolar o bráquete ou soltar o fio ortodôntico. Fique atento!

Como evitar a quebra do aparelho ortodôntico?

Assim como explica a especialista, a quebra do aparelho ortodôntico não provoca uma mudança propriamente dita no tratamento, mas pode causar um atraso no tempo de duração. A profissional explica o por quê. “Uma vez que o movimento pretendido não obteve completo sucesso pela quebra do aparelho, e muitas vezes temos que retroceder a troca de fios devido a recolagem dos braquetes”, esclarece ela.

Andréia orienta ao paciente que a melhor maneira de não passar por esse episódio é evitar comer alimentos duros e/ou crocantes. Para completar, não deixe a higiene bucal de lado, pois dessa forma seus dentes e gengivas ficam mais fortes e saudáveis. Outra dica importante é o uso de um protetor bucal durante as práticas esportivas para evitar qualquer contato com a área, evitando não somente quebrar a peça como qualquer ferida ou corte na boca.

“Meu aparelho ortodôntico quebrou, o que fazer?”

“Tentar consertar o aparelho ortodôntico sozinho é um grande erro, pois isso pode vir a quebrar ainda mais o aparelho”, alerta a dentista. E ainda, o paciente pode causar outras complicações para o tratamento e saúde bucal como um todo, pois é capaz de causar um dano na superfície do dente, se usar uma cola não apropriada, e até lecionar um tecido mole. “Assim que o aparelho ortodôntico quebrar, o melhor é entrar em contato com seu ortodontista que lhe indicará o que deve ser feito”, orienta Andréia. Dessa maneira, é possível compreender a importância das visitas regulares ao consultório, seja para a manutenção do aparelho como para verificar se toda sua estrutura está correta.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Andréia Cotrim Ferreira - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 39000