Solidariedade é a palavra-chave deste evento. A Megatriagem, projeto realizado pela Turma do Bem e a Oral-B, promove a maior triagem odontológica do mundo, levando cuidados e atendimento completo e gratuito ao sorriso de muitos jovens. E não haveria dia melhor para isso do que 28 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial do Sorriso. Um mutirão solidário que conta com o apoio de Cirurgiões-dentistas de todo o mundo estão de braços e sorriso aberto para quem precisa. Quer saber mais como funciona? O Sorrisologia mostra pra você!

Como é feita a triagem?

Tudo começa com o cadastramento no site da Turma do Bem. O jovem precisa ter entre 11 e 17 anos e, no dia do evento, ir acompanhado por um responsável levando toda a documentação necessária, incluindo a matrícula da escola pública em que estuda. Chegando lá, o processo é bem simples e não dói nada: o dentista faz um exame para verificar a condição bucal de cada um, depois é feita uma seleção dos pacientes que receberão o tratamento odontológico até completar 18 anos. A prioridade são estudantes que possuem baixa renda, tenham o sorriso bem prejudicados e que estejam perto de ingressar no mercado de trabalho.

O tratamento

Os jovens pacientes escolhidos serão atendidos no consultórios dos dentistas voluntários. Esse trabalho, que tem como ingredientes principais a ética e o amor, é feito de forma completa e totalmente gratuita, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e até implantes. Todos estes cuidados levam não só a cura do problema antes diagnosticado na triagem, como também ensinam esses jovens a importância da prevenção de futuras doenças bucais, como a cárie, a gengivite e a periodontite. Incentivo melhor do que esse não tem, né?

A meta do bem: atender mais de 60 mil sorrisos

Essa corrente solidária acontecerá, simultaneamente, em cerca 300 municípios do Brasil, incluindo as principais cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza, e em alguns países como Colômbia, Argentina e México e Portugal. Tudo isso para atingir um novo recorde de pacientes. Atualmente, o número de beneficiários deste projeto chega a 43 mil. A expectativa deste ano é de que mais de 60 mil jovens sejam triados. Uma nova meta que fará com que milhares deles voltem a sorrir com muito mais qualidade de vida.