Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
18.03.2020

Mau hálito infantil: o que é? Quais são as causas? Como tratar esse problema?

O mau hálito infantil é sempre sinônimo de que algo não vai bem. Seja por alguma doença bucal, problemas no sistema respiratório ou até mesmo aquele mau cheiro vindo da boca ao acordar. A boa notícia é que é possível evitar esse tipo de situação e tratar o problema para que ele não se repita. Para te ajudar nessa tarefa, o Sorrisologia preparou uma matéria com tudo o que você precisa saber sobre mau hálito na infância, desde as causas até o esclarecimento das principais dúvidas sobre o assunto. Dá uma olhada!

1. Mau hálito: o que é?

O mau hálito ou halitose é caracterizado pelo mau cheiro que se instala na cavidade oral, e pode ser causado por uma série de fatores. Ainda assim, é importante ressaltar que, quase sempre os pacientes e, principalmente as crianças, não conseguem sentir o seu próprio mau hálito. Por isso, ao identificar um odor diferente vindo da boca, é fundamental procurar a ajuda de um profissional qualificado para diagnosticar melhor o problema.

2. Halitose não tem idade para surgir

Ainda que seja mais comum na fase adulta, a halitose também pode surgir durante a infância. Por isso, é fundamental observar e orientar as crianças sobre os hábitos e cuidados diários com a higiene bucal. Além disso, vale lembrar que, não devemos confundir a halitose infantil com um mau hálito que pode acontecer na criança ao se levantar pela manhã. Sendo assim, é importante que os pais e responsáveis detectem o problema do mau hálito de forma correta. Mas, na dúvida, uma consulta com o odontopediatra é sempre bem-vinda para acabar com a preocupação.

3. O que pode causar mau hálito em crianças?

O mau hálito infantil nem sempre é exclusivamente uma questão de higiene bucal. Existe uma série de fatores que define a halitose e, muitos deles, podem estar associados à alimentação e doenças gerais. Pensando nisso, listamos cinco das principais causas de mau hálito na infância:

  • Cáries: Não é novidade que a cárie é a maior vilã da saúde bucal infantil, certo? Além de causar dores dos dentes, ela também é uma das principais responsáveis pelo mau hálito. Isso porque a cárie dentária nada mais é do que um processo gerado pela ação de bactérias presentes na nossa boca, que se apropriam de restos de alimentos deixados nela e os transformam em ácidos, que resultam no cheiro ruim. Por isso, é importante caprichar na higiene bucal e cuidar na alimentação, evitando exagerar nos doces e carboidratos.

  • Sinusite: Dor de garganta ou nariz entupido são sintomas recorrentes no seu filho? Isso pode ser sinal de sinusite. A doença acumula fluídos nas vias bucais e nasais, transformando a garganta da criança em um lugar perfeito para o acúmulo de bactérias. O resultado? Mau hálito que nem sempre é curado com uma boa higiene bucal. Por isso, se você o seu filho estiver com sinusite, o ideal é marcar uma consulta médica e certificar-se de que seja feito o tratamento correto.

  • Amigdalite: Assim como a sinusite, a inflamação das amígdalas também pode resultar em mau hálito, já que as bactérias se acumulam com facilidade na região. Nesse caso, vale uma consulta ao pediatra para examiná-las e, assim, tratar a doença da maneira certa.

  • Boca seca: Com a correria do dia a dia, é comum que as crianças esqueçam de se hidratar. Por isso, o mau hálito em crianças que praticam esportes é quase sempre causado por falta de hidratação. Nesse caso, a ausência de água no organismo resulta em menos produção de saliva para lavar as bactérias causadoras do mau cheiro. Além disso, a falta de saliva pode causar cárie, que também é uma das causadoras da halitose infantil. Sendo assim, vale a pena redobrar os cuidados para garantir que seu filho beba, no mínimo, 2 litros de água por dia.

  • Alimentação: Acredite: alguns alimentos também podem influenciar nesse quadro. Os laticínios, por exemplo, estão entre eles. Muito utilizado na alimentação das crianças, o leite é um ótimo aliado para a saúde do corpo, mas nem tanto para a bucal. Isso porque as bactérias naturais da língua se alimentam dos aminoácidos presentes no líquido, resultando em odor ruim e desagradável. Por isso, lembre-se: após todas as refeições, é preciso realizar a limpeza oral em até 30 minutos depois de consumi-los.

4. Quais são as consequências do mau hálito na saúde bucal infantil?

O mau hálito nas crianças pode até parecer um problema inofensivo. Entretanto, ao longo prazo, esse quadro pode resultar em outros problemas na cavidade bucal do pequeno. Se for de origem dentária, por exemplo, pode comprometer a mastigação, gerando dor ou causando desconforto à criança. Já nos casos em que não é identificado um problema bucal causador do mau hálito, é preciso encaminhar ao pediatra. Assim, o profissional poderá avaliar outras possíveis origens do odor, como o estômago. Vale destacar que, na maioria dos casos, o dentista pode ajudar a solucionar a halitose quando é resultado da falta de higiene oral.

5. Como é feito o tratamento de mau hálito em crianças?

Não existem dúvidas de que o primeiro passo para tratar o mau hálito em crianças é realizando uma boa higiene bucal. Ainda assim, é importante que os pais acompanhem o pequeno e o auxilie na tarefa. No caso de crianças até seis anos, por exemplo, o ideal é que a escovação seja realizada pelos pais, lembrando que a língua é uma parte importante da cavidade bucal e também deve ser higienizada. Para completar, o paciente deve seguir um acompanhamento odontológico a cada seis meses. Nos demais casos, como sinusite e amigdalite, o recomendado é buscar a ajuda de especialistas para tratar os quadros corretamente e manter os cuidados básicos e diários com a saúde bucal.

6. Bons hábitos bucais é o primeiro passo para evitar o problema durante a infância

Na maioria das vezes, manter os bons hábitos bucais é a forma mais eficaz de eliminar o mau odor. Ir ao odontopediatra com frequência também é capaz de resolver o problema do pequeno. Entretanto, se o problema estiver sendo causado por outro motivo, a criança deve ser encaminha para um médico. Além disso, é importante lembrar que a halitose sempre ocorre devido à presença de bactérias e por este motivo deve ser tratada.

7. Fio dental pode (e deve!) fazer parte da higiene bucal infantil

Para evitar a formação de placas bacterianas e o surgimento do mau hálito, a criança deve fazer uso do fio dental desde pequena. Nesse caso, vale estimular e acompanhar o seu pequeno a, pelo menos, uma vez por dia utilizar o acessório, com movimentos de esquerda e direita. Dessa forma, você evita que os monstrinhos invisíveis comprometam o sorriso do seu filho.

Mais Matérias: Mau Hálito
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Mau Hálito
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Tratamento para mau hálito: qual é o melhor remédio? Como evitar? A higiene bucal é suficiente? Conheça 5 causas desse odor
Mau Hálito
Tratamento para mau hálito: qual é o melhor remédio? Como evitar? A higiene bucal é suficiente?...
Não dá para negar: o mau hálito é um verdadeiro incômodo. Embora ainda seja considerado um tabu por alguns pacientes, o quadro - que também é conhecido como halitose - é mais comum do que se imagina e pode ter diferentes causas. A boa notícia é que existem alguns cuidados, que...
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
Mau Hálito
Como escovar a língua? 3 maneiras de realizar essa higiene bucal e prevenir o mau hálito
A placa bacteriana é a maior vilã da saúde bucal. Através do acúmulo dela que nascem as piores doenças bucais, como a cárie, gengivite, periodontite, o tártaro, o mau hálito, entre outras. Além de tomar conta dos dentes, a placa também se acomoda na superfície da...
Cigarro x saúde bucal: pode amarelar os dentes? Causa mau hálito? Descubra os malefícios do tabagismo e motivos para parar de fumar
Mau Hálito
Cigarro x saúde bucal: pode amarelar os dentes? Causa mau hálito? Descubra os malefícios do...
Fumar faz mal à saúde: você provavelmente já deve está cansado de saber disso, mas, mesmo com tantos avisos, não consegue largar o vício de jeito nenhum. Abandonar o cigarro é, de fato, uma tarefa difícil, mas não é impossível. Existe uma lista interminável de...
Mau hálito na infância é motivo de preocupação? Entenda o que pode estar acontecendo
Mau Hálito
Mau hálito na infância é motivo de preocupação? Entenda o que pode estar acontecendo
Seu filho está com mau hálito e você está se queixando do odoro faz um tempo. Assim...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
O mau hálito pode se tornar um problema crônico? Especialista em halitose conta como tratar o mau cheiro da boca
Mau Hálito
O mau hálito pode se tornar um problema crônico? Especialista em halitose conta como...
O mau hálito é um grande problema . Não só para quem o tem, mas também para as...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205