Ir ao dentista é um compromisso indispensável. Mas, em tempos de coronavírus, esses profissionais estão lidando com o cancelamento e adiamento de muitas consultas e procedimentos dentários, entre eles o check-up odontológico. Tem problema adiar esse tratamento por conta da quarentena? O Sorrisologia entrevistou a especialista em estomatologia Dulce Helena, que esclareceu essa questão e indicou todos os cuidados preventivos com o seu sorriso para praticar em casa

De quanto em quanto tempo o check-up odontológico deve ser feito?

O check-up odontológico é uma medida eficaz na prevenção da saúde bucal e deve ser feito a cada seis meses aproximadamente, dependendo do seu caso. “Cada paciente tem um histórico diferenciado de doenças bucais e isto deve ser levado em conta quando falamos em visitas periódicas aos consultórios odontológicos”, esclareceu a dentista.

Agora na quarentena, faz mal o paciente ficar sem fazer o check-up?

De acordo com a especialista, os consultórios odontológicos mantêm há muito tempo medidas de biossegurança com o objetivo de diminuir a transmissão de várias doenças. Entretanto, pela COVID-19 ser um vírus com poucas evidências científicas comprovadas sobre as diversas formas de contaminação e como a desinfecção eficaz dos locais de trabalho pode impedir o seu curso de contaminação, é essencial que, durante a quarentena, os atendimentos odontológicos sejam realizados somente em casos de urgência.

“Essas urgências são classificadas como potencial de grande risco ao paciente. Os outros tratamentos considerados eletivos, podem ser postergados e o check-up odontológico é um deles. Precisamos ter cautela, em tempos de quarentena”, avisou.

O que fazer nesse caso? Entenda os cuidados para tomar durante a quarentena

Com o adiamento do check-up, os cuidados com a prevenção em saúde bucal devem permanecer por todo este período. Dulce revela todos as medidas que o paciente precisa pôr em prática: “Criar uma rotina de lavagem das mãos, além de manter a higiene bucal com escovações periódicas dos dentes e da língua, uso de enxaguante, do fio dental e adotar uma alimentação balanceada com frutas, verduras, proteínas para que a autolimpeza dental e de tecidos moles ocorra diariamente”.

É possível fazer o check-up após a quarentena?

Dulce revela que não faz mal adiar o check-up odontológico durante a quarentena, e que o paciente pode realizar o procedimento quando o isolamento social passar. “No retorno dos atendimentos, o profissional irá reavaliar o problema para resolução”, esclareceu. Lembre-se que cada pessoa tem um quadro específico de saúde bucal, por este motivo, não deixe de manter uma boa higiene bucal ao longo deste período.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Dulce Helena Cabelho Passarelli - Estomatologia, Patologia Bucal e Laserterapia
São Paulo, SP
CRO-SP: 35856