A saúde bucal traz grande preocupação para as pessoas, principalmente por conta da estética. Dentes brancos e alinhados, além de saudáveis, são considerados como muito belos. No entanto, nem sempre é assim que se consegue mantê-los. O aparecimento de manchas nos dentes é bem comum de acontecer por conta da erosão dentária. A dentista Heloísa Crisóstomo tira dúvidas sobre os sinais desse problema.

Quais são as causas de manchas nos dentes? Como evitar?

As manchas nos dentes são muito mais comuns de acontecer do que se pode imaginar. Grande parte delas são pequenas, e isso contribui para o ajuste fácil e rápido. Porém, há as que são mais complicadas e necessitam de um diagnóstico para o tratamento. Assim como destaca a profissional. “As principais manchas na estrutura dentária estão ligadas à alimentação.” Alguns dos fatores que contribuem para o aparecimento delas é o consumo de refrigerantes, cafés e fumo. Uma maneira eficaz de evitar é diminuir a ingestão de alimentos com corantes e eliminar o tabaco, estas e outras atitudes ajudam a não pigmentar os dentes.

Quais são os tipos de manchas nos dentes?

O aparecimento de manchas nos dentes podem ser provocados por diferentes fatores. Essas alterações da cor do dente podem ser de dois tipos. As chamadas de extrínsecas são as que ocorrem na parte de fora do dente, ocasionando pelo excesso, como de chá, café, cigarro e até acúmulo de placa. Já  as manchas intrínsecas acontecem na parte de dentro do dente, e são consequências do uso de antibiótico tetraciclina, fluorose dental (uso e ingestão de flúor na infância de maneira incorreta) ou dentes com algum trauma.

O que é erosão dentária?

Nosso corpo funciona conforme aquilo que comemos. Por isso, é muito importante a ingestão de alimentos e bebidas benéficos para a saúde. O consumo de alimentos ácidos em certa quantidade é um dos principais fatores que leva a uma erosão dentária. “A erosão é o desgaste da estrutura dentária,” explica Heloísa.

Quais são os principais sinais de erosão dentária?

A erosão dentária pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária. É importante manter consultas periódicas ao dentista pois os principais sinais são os clínicos. O profissional irá observar se há algum desgaste dos dentes, podendo estar alterando o formato deles. A dentista ainda completa. “Pacientes bulêmicos também estão dentro do fator de risco de desenvolver erosão dentária devido a acidez gástrica".