Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.11.2017

Manchas internas e externas nos dentes. Entenda o que significa cada tipo e quais são os métodos de tratamento

Expert

Johnathan Marcondes

Johnathan Marcondes

CRO-PA: 4456

Cirurgião-Dentista formado pela Unioeste ( Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em 2005- pós graduado em lentes de contato dental e facetas de porcelana. Aplicação de toxina botulina (Botox), preenchimento facial com ácido hialurônico, cirurgia de Bichectomia. Prótese - Odontologia Estética - Odontologia Digital. Membro da SBOE - Sociedade Brasileira de Odontologia Estética. Membro da IFED- International Federation Esthetic Dentistry Proprietário da Clínica Top Dente.

Muitas situações podem fazer com que os dentes fiquem com uma coloração diferente da natural. Eles podem assumir um tom alaranjado, cinzento ou até esverdeado… Mas você sabia que essas manchas são divididas em dois grupos? “Depósitos sobre os dentes são denominados manchas extrínsecas, ou seja, que não pertencem à essência do dente”, explica o dentista Johnathan Marcondes. Já quando a mudança de cor se origina de uma alteração interna, elas são chamadas de manchas intrínsecas ou dentes pigmentados. O tipo de mancha vai influenciar no tratamento mais adequado. Entenda cada um desses casos!

Manchas na parte de dentro do dente

As manchas internas, ou intrínsecas, são aquelas na parte de dentro do dente, que ocorrem devido a situações orgânicas. Os fatores que provocam essas condições podem decorrer de medicamentos usados no tratamento de canal, ou também de pigmentos da decomposição do sangue. Essa situação ocorre quando acontece um derramamento dele dentro do dente por traumas, batidas e fraturas dentárias. Certas doenças no nascimento e na infância, como a icterícia neonatal e a fibrose cística, por exemplo, também podem resultar nessa alteração de cor.

Além disso, “crianças tratadas com antibiótico do grupo químico das tetraciclinas, durante o período de formação dos dentes, têm um grau de pigmentação nas coroas”, afirma o profissional. Isso acontece porque esse medicamento dificulta a formação do esmalte e da dentina, provocando alterações na estrutura e na cor dos dentes. Mas fique atento! É importante não fazer confusão: nem todo antibiótico altera os dentes, mas é preciso estar sempre atento à higiene bucal, principalmente quando se consome esse remédio em forma de xarope, que contém açúcar.

Manchas externas: originadas por substâncias depositadas no esmalte

Substâncias capazes de manchar os dentes se depositam sobre os defeitos do esmalte ou se aderem a ele, originando as manchas externas, ou extrínsecas. “Elas podem ser de origem microbiana, de substâncias contendo ferro usadas por via oral, medicações ou determinados tipos de alimentos”, afirma ele. Além disso, elas podem se apresentar em diferentes tonalidades: verdes, observada com mais freqüência em crianças e jovens; alaranjadas, normalmente na porção do dente mais próxima à gengiva; e negras, no contorno gengival e em áreas ásperas ou depressões.

Como deve ser realizado o tratamento em cada caso?

As manchas do tipo extrínseco podem ser removidas pelo dentista, com a limpeza adequada e o polimento dos dentes. “Essas manchas aparecem, com mais freqüência, em bocas em que a higiene é deficiente”, afirma ele. Portanto, a melhora na limpeza e o controle da placa bacteriana minimizam as chances de que elas retornem. “Manchas extrínsecas não conseguem aderir em superfícies de dentes limpos, polidos e brilhantes”, garante.
As intrínsecas, por outro lado, são de mais difícil remoção, por serem originadas na maioria das vezes por alterações orgânicas. No entanto, não precisa se preocupar! Atualmente já é possível encontrar um branqueamento vital para dentes com esse tipo de mancha. “Essa técnica se tornou bastante conhecida, e inclui um procedimento cosmético seguro que permite o clareamento dos dentes”, diz o profissional.

Mais Matérias: Dentes
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Dentes
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse espaço entre os dentes
Dentes
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse...
O diastema é uma característica bem marcante e conhecida no sorriso de muita gente, inclusive de...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Dentes
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que você aprendeu com o Sorrisologia
Dentes
5 anos cuidando do seu sorriso! Reveja alguns dos conselhos mais valiosos sobre saúde bucal que...
Cuidar bem dos seus dentes vai muito além da higiene bucal . É claro que um sorriso saudável precisa de escovação, fio dental e o uso de um bom enxaguante, mas isso não é tudo! Também é importante se atualizar sobre essas técnicas e buscar novas tecnologias e tratamentos no meio...
Antes e depois da fluorose dentária: conheça todas as opções de tratamento para remover as manchas brancas dos dentes
Dentes
Antes e depois da fluorose dentária: conheça todas as opções de tratamento para remover...
Manchas nos dentes são características que causam bastante incômodo . Além de ser um...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal
Dentes
Buraco no dente pode ser cárie? Entenda os motivos dessa abertura e os riscos para a saúde bucal
Não é novidade para ninguém que a cárie pode trazer uma série de prejuízos à sua saúde bucal. Entre os mais comuns, estão a dor e a sensibilidade, que podem ser percebidas logo no estágio inicial da doença resultando em bastante desconforto. Mas será que a cárie...