O que fazer quando encontrar manchas brancas nos dentes da criança? “Pode ser cárie?” é, com certeza, a primeira pergunta que passa pela mente de pais e responsáveis. Afinal, se já não é fácil lidar com as complicações da doença quando adulto, que dirá para os pequenos. Para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre esse tema, conversamos com a dentista Ana Carolina Guimarães Teixeira. Confira!

Manchas brancas são sempre sempre sinal de cárie infantil?

Caso você note manchas brancas nos dentes das crianças, nada de pânico: o primeiro passo é identificar qual é a causa delas, já que nem sempre é um sinal de cárie. “Existem outras patologias com esses sinais como hipoplasia, fluorose e lesões de cárie hipermineralizadas e inativas”, explica Ana Carolina. “A cárie provoca a desmineralização do esmalte dentário e, inicialmente, os ácidos gerados provocam a perda do mineral no esmalte dentário, gerando manchas brancas com aspecto esbranquiçado, opaco e rugoso.”

Como saber se as manchas brancas nos dentes das crianças podem realmente ser cáries

A Dra. Carolina ainda fala um pouco sobre o processo de identificação de possíveis cáries a partir das manchas brancas. “Isso depende de fatores como a localização e as características da superfície”, explica. “Essas lesões tendem a ocorrer em áreas de margem gengival e interproximais (entre os dentes)”.

Confira os principais sintomas de cáries em crianças

Para poder identificar o problema com mais certeza, existem alguns sintomas que você deve observar, ok? Segundo a dentista, os sinais de cáries incluem mancha brancas e rompimento da camada de esmalte, que é a cavidade. Há ainda o rompimento da camada de dentina e da 3° camada, a polpa dentária, onde ocorre dor e pus. Por último, há perda dentária.

Qual é o melhor tratamento para a cárie na infância?

Para identificar e tratar as cáries infantis da melhor forma, o ideal é consultar um odontopediatra. “Ele/a é o profissional adequado e capacitado para o tratamento da doença cárie e outras complicações que ocorrem na boca das crianças”, diz a Dra. Ana Carolina.

Após a análise do paciente, o dentista irá avaliar qual é o tratamento mais indicado para a criança. “Existem diversas técnicas que o cirurgião dentista pode lançar mão para o tratamento da cárie - ele irá limpar, tratar e restaurar a área afetada reconstruindo o dente onde foi acometido com a doença”, conta Ana Carolina. “Entretanto, a prevenção ainda é o tratamento mais saudável, menos dolorido, eficaz e mais econômico. A correta higiene oral é fundamental para o não aparecimento da doença cárie”.

Por SPPC

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Ana Carolina Guimarães Teixeira - Cirurgiã-dentista da Clínica Odonto Clean com graduação em odontologia pela Universidade Unigranrio.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ 46474