Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.12.2018

Manchas brancas no esmalte dental podem ser tratadas com flúor? Como é o diagnóstico desse quadro?

   Manchas brancas no dentes geralmente indicam a presença de algum problema bucal que está tirando substâncias essenciais do dente. O melhor tratamento para isso é com o flúor?
Manchas brancas no dentes geralmente indicam a presença de algum problema bucal que está tirando substâncias essenciais do dente. O melhor tratamento para isso é com o flúor?

Expert

Fátima Zanin

Fátima Zanin

CRO: 196.333

Diretora Clínica e Científica do Instituto Brugnera Zanin. Mestre em Diagnóstico com Fluorescência a Laser e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de Cariologia – pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com tese no tema “Remoção da Lesão de Cárie e Resina Composta com Laser”.

A estética de um sorriso é sempre um fator crucial para a ida aos consultórios dentários. Quem não quer dentes brancos e com brilho? Manchas, então, estão fora de cogitação. E não é apenas aquelas manchas causas por alimentos e bebidas, que deixam os dentes com aspecto amarelado ou escurecido. É possível também notar manchas brancas nos dentes que, geralmente, possuem diferentes causas. O tratamento para essas manchas, consiste, muitas das vezes, no uso de flúor. Esse elemento, quando usado seguindo as recomendações, consegue fortalecer e endurecer o esmalte dentário por meio da remineralização de cálcio e fósforo. Veja o que mais a especialista Fátima Zanin nos contou sobre o assunto.

Mancha branca pode ser sinal de má higiene

Diariamente ingerimos muitos alimentos e bebidas que naturalmente contém açúcares. A complicação mora na falta de higiene bucal após esse consumo. Nesses casos, o mais indicado é esperar 30 minutos para escovar os dentes, além de manter uma rotina de higiene constante, incluindo o uso do fio dental. Quando essa limpeza não é feita, algumas bactérias, naturais da boca, começam a se alimentar dos açúcares, configurando um quadro de cárie. Dessa forma, os microrganismos se proliferam na área e pode iniciar o processo das manchas brancas. “Eles se apropriam dos minerais da superfície do esmalte, deixando-o opaco e esbranquiçado”, explica a profissional.

Fátima ainda explica que é bem nesse momento, quando as marcas começam a aparecer, que a higienização pode ser a melhor forma de tratamento, inativando e revertendo as lesões iniciais da cárie. “Cuidados de saúde, acompanhamento profissional e mudança dos padrões de alimentação do paciente também ajudam neste trabalho de prevenção e remineralização dental”, completa.

Manchas brancas nos dentes têm causas múltiplas

E não é somente a cárie que causa as manchas nos dentes, elas podem aparecer por outros motivos. “A causa pode ser a deficiência dessas substâncias na formação do esmalte e da dentina no período embrionário, ou pode ser resultado de alterações químicas de pH e fluxo salivar”, comenta. Fátima também comenta que tabagismo e alto consumo de bebidas alcoólicas também podem provocar o quadro, já que resultam na desidratação e no surgimento da xerostomia (boca seca). O excesso de ingestão de flúor também pode ser um dos fatores. “ As manchas brancas, neste caso, se forem lisas e brilhantes, podem ser minimizadas com clareamento dental e com a aplicação de fluoretos”, explica.

Flúor faz mal? Como realizar o tratamento?

O uso excessivo de flúor pode, sim, ser um dos motivos para o aparecimento das manchas brancas nos dentes. Por outro lado, ele é um dos tratamentos mais indicados nesse sentido, desde que seja feito com acompanhamento profissional. Existem procedimentos diferentes quando ele é usado, como a microabrasão. “Ele remove uma fina camada do esmalte e pode ser alinhado com o processo de clareamento”, define a especialista. Além dele, também há o próprio clareamento dental. Indicado para casos em que as manchas estão com a superfície preservada, esse procedimento deixa a cor do dente ainda mais clara, com o tom aproximado ao das manchas brancas. Se nenhum dos dois funcionar, ainda há uma última solução. “Em casos avançados com perda de esmalte e dentina pode-se reconstruir e proteger a superfície dental com facetas de resina ou lâminas de porcelana, tipo lente de contato”, completa a especialista.

Fátima ainda alerta que os tratamentos que utilizam flúor devem ser feitos com o acompanhamento do profissional. Por isso, se você tem notado essas marcas no dente, procure um de confiança assim que possível. Também há a possibilidade de fazer o tratamento caseiro. “O paciente pode usar em casa os cremes dentais, cremes remineralizadores e bochechos com enxaguantes bucais, que têm a segurança de ter na sua composição uma baixa concentração de fluoretos”, explica a especialista. Lembrando que esse não deve ser o procedimento central, sendo apenas um tratamento adicional e secundário ao feito com o especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fátima Zanin - Mestre em Diagnóstico com Fluorescência a Laser e doutorado em Clínicas Odontológicas na área de Cariologia
São Paulo - SP
CRO: 196.333

Mais Matérias: Dentes
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
Dentes
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
A saúde bucal depende de uma série de cuidados com a cavidade bucal. O uso e consumo de flúor, por exemplo, é o principal deles. Embora seja um elemento de pouco destaque na tabela periódica, ele é um grande aliado para a saúde do seu sorriso e fazemos uso dele todos os dias, mesmo sem se dar conta....
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Dentes
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Dentes
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Você sabia que o cálcio é um nutriente essencial para manter a saúde dos seus dentes? Sim, isso mesmo! Além de garantir o funcionamento de outras partes do organismo, ele participa ativamente na formação, no crescimento e até mesmo na manutenção dos dentes e dos ossos. Apesar do...
Dente furado pode provocar mau hálito?
Dentes
Dente furado pode provocar mau hálito?
O surgimento de um dente furado é sempre sinônimo de prejuízos para a saúde bucal. Isso porque, além de indicar a presença de cárie, o quadro também pode resultar em outros problemas bucais, como sensibilidade nos dentes e gengiva inchada. Mas, o que poucos pacientes sabem é que, o dente...
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
Dentes
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
O surgimento de manchas nos dentes pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O desgaste do esmalte dentário e o consumo excessivo de flúor, por exemplo, são os principais entre eles. O que poucos pacientes sabem é que, o uso indevido ou exagerado de antibióticos também pode resultar nas...
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentes
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentre as diversas doenças bucais, a infiltração no dente é uma das que trazem mais...
com a participação de:
Julliane Gonzalez
CRO-RJ: 49513