Escovar os dentes e passar o fio dental após cada refeição deve ser um hábito constante no dia a dia de qualquer pessoa que deseja cultivar uma boa higiene bucal. Mas você sabia que alguns alimentos também podem ajudar a manter uma boca mais saudável e ainda auxiliar na limpeza do sorriso? "Chamados de detergentes, eles limpam a superfície dos dentes durante a mastigação e previnem problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries", explica a nutricionista Karen Sussmann.

Frutas que fazem qualquer um sorrir mais

O que a maçã e a pera têm em comum? Sim, são uma delícia, mas são também frutas fibrosas que ajudam a limpar os dentes. "As fibras desses alimentos são importantes porque aumentam a produção de saliva e o ph da boca, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias que causam problemas bucais", garante a nutricionista.

Melancia em forma de sorriso

Ao terminar de comer um pedaço de melancia, já reparou que sua casca parece com o formato de um sorriso? Isso não é uma coincidência, já que a fruta faz um bem danado aos dentes. Ela é super hidratante por conter mais de 80% de água em sua composição, o que gera muita saliva e promove uma verdadeira limpeza na boca, sobrando até mesmo para o intestino e o estômago.

Cenoura, pepino e aipo

O ato de mastigar alguns alimentos já facilita na remoção de resíduos e bactérias que são gerados durante a alimentação. Esse é o caso da cenoura, do pepino e do aipo. Podendo ser saboreados crus ou com a própria casca, eles são crocantes e perfeitos para acelerar a produção da saliva e dar uma bela limpeza no sorriso. "Eles realizam uma espécie de raspagem dos dentes, o que impede o acúmulo de bactérias que causam odores indesejáveis".

Castanhas deixam os dentes lisinhos

Sentir os dentes um pouco ásperos evidencia o acúmulo de placa bacteriana. Isso é fruto de escovações ruins e de quem anda evitando consultas com o dentista, não é mesmo? Nada pode substituir todos esses hábitos necessários, mas exitem alimentos que ajudam a fazer uma limpeza bem superficial no sorriso, como as castanhas. "Após o consumo desses alimentos, passando a língua por eles novamente, você os sentirá lisinhos".

Limão e gengibre por um hálito gostoso

Azedinho, mas com poder adstringente e bactericida, o limão também é um ótimo aliado na saúde bucal. "Ele elimina as bactérias presentes na boca e no sistema digestivo", afirma. O gengibre também é outro alimento que estimula alguns processos digestivos por fazer parte da categoria dos alimentos antioxidantes e anticoagulantes. Karen dá uma dica sobre como incluir essa raiz na dieta alimentar e ter um sorriso ainda melhor. "Acrescentar gengibre às refeições ou carregar balinhas da planta podem ser estratégias simples para combater o mau hálito".

Iogurte natural contra a halitose

O iogurte natural sem açúcar também é um aliado na luta contra o mau hálito. A ingestão desse produto reduz os níveis de gás sulfídrico, uma das causas do problema de halitose. "Esse gás é resultante dos processos metabólicos anaeróbicos - que ocorrem na ausência de ar - do nosso corpo". Bom demais, né?

Não se esqueça da higiene bucal

Ter uma dieta saudável e que deixa sua boca vigorosa é muito bom para todo o organismo. Vale lembrar que todos esses alimentos fazem uma limpeza superficial, mas nunca vão substituir a verdadeira limpeza com escova e creme dental, certo? Os outros cuidados orais, como o uso do fio dental e do enxaguante também devem ser mantidos. Só assim é possível cultivar um sorriso sempre lindo e refrescante.