Você tem se prevenido das cáries? Para muitos, a cárie é muito associada a um problema só das crianças. Entretanto, ninguém está fora de risco. Afinal, a causa do seu aparecimento não é apenas pelo consumo elevado de doces, mas é desenvolvida a partir dos restos alimentares presentes na boca, sem uma higiene bucal adequada. Se você não tomar os devidos cuidados poderá ser a próxima vítima. O Sorrisologia listou 6 passos para você seguir e poder se livrar de vez desse problema bucal.

1 - Mude a sua alimentação

Que o aparecimento de cárie está relacionado ao que comemos isso já se sabe. Então, repensar a sua alimentação é fundamental não só para os dentes como todo o corpo. Tome como incentivo a sua saúde bucal e comece uma reeducação alimentar. Prefira os alimentos mais fibrosos aos doces e cítricos. Entretanto, a indicação é procurar um profissional adequado, como um nutricionista, para a melhor orientação de acordo com as suas necessidades.

2 - Defina um horário para comer as guloseimas

Se cortar o açúcar de vez da sua dieta não está nos planos, a melhor forma é controlá-lo. Para quem não dispensa o doce entre as refeições principais, consuma-o como sobremesa. Dessa forma, o processo de desmineralização (ação das bactérias no esmalte dentário) e remineralização (feita com a higiene oral) ficam mais controlados. Claro, essa dica é válida apenas se você escovar os dentes sempre após as suas refeições.

3 - Fio dental é lei

O uso do fio dental é primordial quando se trata de cárie. Só essa ferramenta alcança os espaços que a escova dental não consegue limpar. A remoção mecânica da placa bacteriana pelo menos uma vez ao dia precisa se tornar um hábito na sua rotina. Importante lembrar que o uso do fio é recomendado, preferivelmente, antes da escovação.

4 - Faça uma higiene oral sempre após as refeições

De repente você tem o hábito de só escovar os dentes pela manhã ao acordar ou à noite, antes de dormir. Mas ao longo do dia, todo alimento que ingerimos torna-se um risco para a saúde bucal se não houver uma higiene logo depois. As bactérias presentes na boca decompõem parte dos alimentos, produzindo ácidos e fazendo o processo de desmineralização, logo, enfraquecem o esmalte do dente e dão início à cárie. Por isso, é tão importante fazer a higienização oral após alimentar-se para devolver os minerais aos dentes.

5 - Beba água constantemente

Beber água parece ser algo simples, porém ainda fazemos muito pouco. Ingerir o líquido ajuda a manter os dentes longe das cáries também. A hidratação da boca auxilia na produção de saliva, a qual é importante para proteger as estruturas orais. Além disso, mesmo que superficialmente, a água limpa os dentes e língua dos restos alimentares.

6 - Não deixe de ir ao dentista

Mesmo seguindo todos esses passos, a visita ao seu dentista não deve ser dispensada. Consultar esse profissional é importante para ajudar a evitar o surgimento da cárie ou tratá-la imediatamente. Até porque, as complicações no futuro de uma cárie não tratada podem ser muito pior. Fique atento!