Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
13.05.2021

Língua branca é sinal de mau hálito? Descubra a relação entre os quadros!

  Você sabia que a língua branca pode ser sinônimo de mau hálito? Entenda a relação entre os quadros e saiba como evitá-los através da higiene bucal!
Você sabia que a língua branca pode ser sinônimo de mau hálito? Entenda a relação entre os quadros e saiba como evitá-los através da higiene bucal!

Expert

Ana Elisa da Silva

Ana Elisa da Silva

CRORS 13490

Mestre em Clínica Odontológica; Especialista em Periodontia. Capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito); Habilitada em Laserterapia e Profissional Indicada Pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).

Você tem notado sua língua branca? É importante ligar o sinal de alerta! Isso porque o quadro está relacionado com o acúmulo de saburra lingual e pode ser resultado da falta ou ineficiência na higiene bucal. Além de causar o aspecto esbranquiçado na região, a condição pode provocar outros incômodos, como o mau hálito. Para entender a relação entre a língua branca e a halitose, nós conversamos com a dentista Ana Elisa, que é especialista no assunto. Confira!

Língua branca: o que pode ser?

De acordo com a dentista, a língua branca - que é a condição caracterizada por uma camada esbranquiçada sobre o epitélio da região - pode ser causada por uma série de fatores diferentes. “A língua branca pode representar desde um quadro normal devido a uma camada de queratina do próprio tecido até a presença de saburra ou biofilme lingual, que são placas, restos alimentares e descamação da mucosa bucal”, explica a dentista.

Em alguns casos, a língua branca também pode estar associada à alterações fúngicas, conhecida como candidíase oral. Por isso, ao notar o aspecto branco na região é importante consultar um profissional especializado o quanto antes para garantir um tratamento adequado.

Língua branca e mau hálito são problemas bucais que andam juntos

Ao contrário do que muitos acreditam, a língua branca não é uma condição que prejudica apenas a estética do seu sorriso. Na verdade, o quadro também pode resultar em problemas bucais que geram bastante incômodo, como o mau hálito. O motivo por trás disso é justamente a presença da saburra lingual que, por sua vez, surge devido à má higiene bucal. “Quando ela está relacionada com a presença de saburra lingual, a língua branca pode ser fortemente uma produtora de compostos sulfurados que causam mau hálito”, relaciona a dentista.

Língua branca: como limpar corretamente e evitar o mau hálito

Se o fator responsável pela língua branca for a saburra, não precisa se desesperar! Basta uma pequena mudança nos hábitos de higiene bucal para eliminar o acúmulo de placa e, consequentemente, evitar o aspecto esbranquiçado e o mau hálito. “A escovação dos dentes ajuda no controle bacteriano da cavidade bucal e, por isso, auxilia na redução da saburra lingual”, afirma a profissional.

Justamente por isso, é importante redobrar os cuidados com a limpeza oral e investir em acessórios que possam garantir uma escovação mais eficaz da língua. “O uso de limpador ou raspador de língua é muito mais efetivo do que a escova dental”, revela a Dra. Ana. No mercado, é possível encontrá-los em diferentes tipos e formatos, mas os itens de plástico e inox são os mais recomendados. Na hora de utilizar o limpador de língua, o ideal é começar a limpeza da parte de trás em direção a ponta da região, passando duas vezes em cada lado da cavidade bucal. 

Esse artigo contou com a participação de:
Ana Elisa da Silva - Mestre em Clínica Odontológica, especialista em periodontia e capacitada para o atendimento da Halitose (Mau Hálito). Habilitada em Laserterapia e profissional indicada pela ABHA (Associação Brasileira de Halitose).
CRO-RS: 13490

Mais Matérias: Mau Hálito
Mau hálito e dor de garganta podem ser sinais de amigdalite?
Mau Hálito
Mau hálito e dor de garganta podem ser sinais de amigdalite?
O mau hálito é um sintoma bem comum entre as pessoas, principalmente pela manhã após...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Halitose: tratamento caseiro pode ajudar? Descubra como acabar com o mau hálito
Mau Hálito
Halitose: tratamento caseiro pode ajudar? Descubra como acabar com o mau hálito
A halitose é um dos problemas bucais mais temidos entre os pacientes. Comum em diferentes faixas...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
Mau hálito e dor de garganta: entenda a relação entre os quadros e como eles podem afetar sua saúde bucal
Mau Hálito
Mau hálito e dor de garganta: entenda a relação entre os quadros e como eles podem...
O mau hálito não é um incômodo que existe só pela manhã , após uma...
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205
5 passos para acabar com o mau hálito de uma vez
Mau Hálito
5 passos para acabar com o mau hálito de uma vez
Lidar com o mau hálito está longe de ser uma tarefa fácil. Embora esteja quase sempre associada à má higiene bucal, a halitose pode ser causada por uma série de fatores e, por isso, buscar o tratamento adequado é uma atitude fundamental para reverter o quadro. Mas será que você sabe quais...
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Mau Hálito
Dente podre pode causar mau hálito? Entenda a relação entre esses problemas bucais
Lidar com um dente podre é uma das principais reclamações entre os pacientes. Além de prejudicar a estética do seu sorriso, o quadro pode resultar em uma série de sintomas que podem oferecer riscos à sua saúde bucal, como a dor de dente e sensibilidade. Mas será que a presença de um...
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças bucais
Mau Hálito
A periodontite pode causar mau hálito? Entenda a relação entre essas duas doenças...
Lidar com o mau hálito é um dos maiores incômodos entre os pacientes. Embora seja muitas vezes...
com a participação de:
Nelson Alfarano
CRO-RJ: 18163