Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
25.02.2021

Língua branca: como limpar? Veja os cuidados com a higiene bucal para eliminar o problema

A língua branca pode ser um sinal de que a sua higiene bucal precisa de reforços. Saiba como surge o problema e os cuidados necessários para eliminá-lo!
A língua branca pode ser um sinal de que a sua higiene bucal precisa de reforços. Saiba como surge o problema e os cuidados necessários para eliminá-lo!

Expert

Kalina Diniz

Kalina Diniz

CRO-SP: 110560

Especialista em Dentística e Odontologia Estética. Cursos de Toxina Botulínica e Preenchimento orofacial , Lifting não Cirúrgico , curso de Peeling e de dermarroler. Atualização de Endodontia , curso de Escultura dental , Resina Composta para dentes posteriores, participação de 3 Contox e participação do Simpósio de Toxina Botulínica e Preenchimento Orofacial.

Você tem notado a sua língua branca? Então, é importante ligar o sinal de alerta! Geralmente, o quadro pode estar ligado ao acúmulo de placa bacteriana e outros microorganismos na cavidade bucal devido à má higiene bucal, o que pode ser um grande problema a longo prazo. A boa notícia é que eliminar o aspecto branco e áspero da superfície da língua pode ser uma tarefa mais fácil do que se imagina, já que na maioria das vezes alguns cuidados simples com a escovação podem reverter a situação. Para entender melhor o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Kalina Diniz que revelou os tratamentos para essa condição.

Língua branca: é normal?

Você pode até achar que ter a língua branca é normal, mas o quadro - que também é conhecido como saburra lingual - pode ser um alerta para outros problemas, como a má higiene bucal. Nesse caso, a profissional afirma que o problema pode resultar em outros ainda maiores: “o acúmulo de sujeiras e restos alimentares que ficam presos nas papilas associados à ação das bactérias existentes na boca podem provocar diversas doenças, como a halitose”.

Por isso, ao notar qualquer sinal do aspecto esbranquiçado e áspero na região, é importante consultar um dentista para avaliar o quadro e rever os cuidados básicos, como escovar a língua e os dentes da maneira correta. “O ideal é ter uma língua de coloração rosada e com as papilas higienizadas”, afirma a especialista.

É possível remover o aspecto branco da língua? Entenda a importância da higiene bucal nesse caso

Se a causa da língua branca for a má higiene bucal, nem tudo está perdido. Isso porque a higiene bucal mais detalhada na região pode ser capaz de reverter o quadro. “Nesse caso, o tratamento mais indicado é a utilização do kit de prevenção bucal, que inclui uma escova de dentes de cerdas macias, pasta de dente, fio dental e enxaguante bucal”, revela Kalina.

Além desses produtos, é importante que o paciente faça uso de um raspador de língua, que ajuda a tirar a tal saburra que fica na superfície do órgão. “Dessa forma, é possível garantir uma boa higienização bucal, prevenindo possíveis doenças ligadas à falta de cuidados de limpeza, como halitose, cárie e outras”, conta a dentista.

Língua branca: saiba como limpar a região da maneira correta

Para evitar o aspecto de língua branca, é importante manter uma rotina de higiene bucal adequada. “Recomenda-se iniciar o processo pelo fio dental, depois utilizar o raspador de língua e, por fim, realizar a escovação dos dentes”, conta a dentista. Isso porque o uso da pasta de dente antes do raspador pode dificultar a remoção da saburra lingual, que é a camada branca acumulada na língua onde ficam as bactérias e os restos alimentares.

Quanto ao uso do limpador de língua, o ideal é começar a limpeza da parte de trás em direção a ponta da língua, passando duas vezes em cada lado da cavidade bucal. “O ideal é realizar a limpeza lingual duas vezes por dia. Caso não seja possível, o paciente deve fazer, pelo menos, uma vez e de preferência à noite antes de dormir”, aconselha. Dessa forma, a língua ficará higienizada e a saúde bucal em dia.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560

Mais Matérias: Saúde Bucal
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
Saúde Bucal
Flúor na higiene bucal: conheça os benefícios, como usar, presença em alimentos e mais
A saúde bucal depende de uma série de cuidados com a cavidade bucal. O uso e consumo de flúor, por exemplo, é o principal deles. Embora seja um elemento de pouco destaque na tabela periódica, ele é um grande aliado para a saúde do seu sorriso e fazemos uso dele todos os dias, mesmo sem se dar conta....
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Saúde Bucal
Enxerto ósseo dentário: um guia completo sobre o procedimento odontológico
Você já ouviu falar em enxerto ósseo dentário ? Responsável por ampliar a altura e a espessura do osso, o procedimento é indispensável para quem deseja realizar um implante no dente. Mas, assim como qualquer outra técnica odontológica, o enxerto ósseo dentário também...
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Saúde Bucal
Ausência de cálcio nos dentes: como identificar?
Você sabia que o cálcio é um nutriente essencial para manter a saúde dos seus dentes? Sim, isso mesmo! Além de garantir o funcionamento de outras partes do organismo, ele participa ativamente na formação, no crescimento e até mesmo na manutenção dos dentes e dos ossos. Apesar do...
Dente furado pode provocar mau hálito?
Saúde Bucal
Dente furado pode provocar mau hálito?
O surgimento de um dente furado é sempre sinônimo de prejuízos para a saúde bucal. Isso porque, além de indicar a presença de cárie, o quadro também pode resultar em outros problemas bucais, como sensibilidade nos dentes e gengiva inchada. Mas, o que poucos pacientes sabem é que, o dente...
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
Saúde Bucal
Antibiótico pode causar manchas nos dentes: mito ou verdade?
O surgimento de manchas nos dentes pode ser causado por uma série de fatores diferentes. O desgaste do esmalte dentário e o consumo excessivo de flúor, por exemplo, são os principais entre eles. O que poucos pacientes sabem é que, o uso indevido ou exagerado de antibióticos também pode resultar nas...
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Saúde Bucal
Infiltração no dente pode causar dor de cabeça? Especialista explica!
Dentre as diversas doenças bucais, a infiltração no dente é uma das que trazem mais...
com a participação de:
Julliane Gonzalez
CRO-RJ: 49513