Para ter um corpo saudável, é preciso seguir diversos cuidados diários. Entre eles, deve estar incluída a limpeza da boca e dentes. No entanto, diversas pessoas acabam deixando essa higiene de lado ou não a fazem corretamente, principalmente por conta da rotina corrida. A escovação diária é importantíssima para prevenir sua boca de problemas bucais, como o mau hálito, cárie e tártaro. E, para ajudar nessa tarefa, você deve usar uma escova de dentes adequada. Pensando nisso, o Sorrisologia veio dar dicas para escolher esse item de higiene bucal.

Você sabe a importância da limpeza diária dos dentes?

Desde criança, a higiene bucal deve ser uma tarefa que faz parte da sua rotina. É indicado que a escovação seja feita três vezes ao dia após as principais refeições - café da manhã, almoço e jantar. Assim, grande parte da placa bacteriana - responsável por causar diversos problemas bucais - consegue ser eliminada. O fio dental ficará responsável por alcançar as áreas que as cerdas não atingem, eliminando os restos de alimentos entre os dentes e embaixo da gengiva. Para completar, não deixe de fazer visitas regulares ao dentista, de três em três meses, para alcançar o sorriso desejado.

Saiba como escolher a escova de dente ideal

Não se deixe levar apenas pela beleza. Sim, existem diversas opções de escovas no mercado, mas é importante saber qual é a mais adequada para você. A escova de dentes mais recomendada pelos dentistas é a de cerdas macias. Isto porque esse modelo é capaz de remover o acúmulo de placa bacteriana e restos de alimentos da cavidade bucal, tanto dos dentes como da gengiva. Além disso, a textura de seus tufinhos é capaz de alcançar locais mais difíceis, sem causar desconforto, ferir o tecido gengival e desgastar o esmalte dentário.

Entretanto, se você está com dúvidas para escolher a escova de dente, a melhor maneira de descobrir é conversar com o dentista. Dessa maneira, o profissional pode avaliar sua saúde bucal, conseguindo indicar a escova ideal para suas necessidades.

E como deve ser feita a escovação?

Não basta somente ter a escova de dentes ideal. É preciso prestar atenção no momento da escovação, fazendo os movimentos corretos. A dica é dividir sua boca em quatro partes: superior direito e esquerdo, inferior direito e esquerdo. Em cada uma delas, é indicado escovar por 30 segundos. Para limpar a cavidade, faça movimentos de vai e vem, com a escova inclinada em 45°. Na parte superior, escove de cima para baixo, e na inferior, de baixo para cima. Fique atento a força aplicada e velocidade para não machucar a gengiva.