Quem está insatisfeito com a aparência do sorriso com certeza já considerou fazer um clareamento dental - porém, para manter a saúde dos dentes em dia, é preciso tomar cuidado com a técnica utilizada. Recentemente, a mistura de cúrcuma e óleo de coco tem aparecido como uma solução natural e caseira para a limpeza, mas ela é realmente eficaz? Quais são seus impactos para a saúde bucal? Conversamos com o dentista André Alvim para tirar todas as dúvidas sobre o procedimento. Confira!

Não existem evidências científicas do clareamento dental ao usar cúrcuma e óleo de coco nos dentes

A cúrcuma ganhou popularidade por suas propriedades antioxidantes, antibacterianas e neuroprotetoras. Já o óleo de coco é conhecido por auxiliar na perda de peso, além de ser utilizado em inúmeros tratamentos para a pele e o cabelo. Entretanto, mesmo trazendo benefícios quando incluídos na alimentação e na estética, o mesmo não pode ser dito para a saúde bucal. “Não existe nenhuma evidência científica de que cúrcuma e óleo de coco sejam eficazes para clarear os dentes”, afirma André. “Desta forma, não podem e nem devem ser considerados uma alternativa.”

Ingredientes são abrasivos e podem prejudicar a saúde dos dentes

A escovação com a mistura de cúrcuma e óleo de coco também pode prejudicar o esmalte e, por consequência, toda a estrutura dentária. “Métodos alternativos limpam por abrasão”, esclarece André. “Portanto, qualquer substância que contenha grânulos pode causar desgaste, sensibilidade e manchas.” O profissional ainda lembra que, com o aumento da expectativa de vida da população, preservar a estrutura dos dentes é uma das prioridades da odontologia. “Como esses produtos são abrasivos e causam desgaste do dente, de forma alguma são recomendados”, finaliza.

Flúor é o composto mais indicado para combater cáries e problemas gengivais

A dupla cúrcuma e óleo de coco também ficou conhecida por, supostamente, ajudar a prevenir cáries e problemas nas gengivas. André explica que o açúcar é o principal responsável pelo surgimento das cavidades e, por isso, o flúor é a melhor opção para evitá-las. “O que deve ser feito é uma boa escovação com pasta de dente, já que quase todas hoje em dia possuem o flúor na sua composição”, complementa. “O flúor tem a sua eficácia no combate ao surgimento das cáries comprovada cientificamente.”

Clareamento: veja como ter dentes mais brancos de forma saudável

O sorriso é parte importante da autoestima e, por isso, muitos consideram fazer um clareamento para minimizar os aspecto amarelado ou escurecido dos dentes. Porém, antes de qualquer procedimento, é importante consultar seu dentista. Nada de partir diretamente para métodos caseiros, ok? Além de avaliar sua saúde bucal e recomendar o procedimento ideal para você, o profissional precisa aprovar a técnica que será utilizada - mesmo que ela não seja feita no consultório.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
André Alvim - CRO-RJ 24039
Rio de Janeiro - RJ
Especialista em Periodontia pela Odontoclínica Central da Marinha.