Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
13.10.2020

Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza

Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para deixar tudo bem explicadinho e esclarecer as dúvidas sobre a higienização de cada tipo de aparelho, o Sorrisologia preparou esse conteúdo para você, paciente de primeira viagem:

1. Produtos de higiene bucal para limpar seu aparelho ortodôntico

1.1. Escova de dentes ortodôntica

As escovas ortodônticas fazem toda diferença na higiene bucal do paciente que usa aparelho, especialmente do modelo fixo. Essas ferramentas possuem uma canaleta central que facilita a limpeza dos dentes, tornando todo o ritual ainda mais eficaz. O formato diferenciado em "V" das cerdas permite uma maior limpeza das laterais da arcada e do aparelho. A presença de alturas diferentes da escova facilita o contato das cerdas em uma superfície maior do dente e do aparelho - aumentando a superfície de contato a higiene melhora!

1.2. Creme dental

Não existe um creme dental mais apropriado para a higiene ortodôntica. Tudo vai depender do seu objetivo durante a limpeza. Se quiser deixar seu sorriso com um aspecto mais branco, pode investir em um produto com ação whitening, por exemplo. Caso prefira uma proteção de doenças bucais, como a cárie, só apostar em um creme que ajude a prevenir esse problema. 

1.3. Escova interdental

A escova interdental é uma ferramenta feita para limpar a placa bacteriana, restos de alimentos e bactérias que ficam acumulados entre os dentes, assim como fio dental, prevenindo a inflamação gengival e cáries. O produto possui cerdas cônicas ou cilíndricas, é indicado para pacientes que usam aparelho ortodônticos, implantes, coroas, pontes fixas ou com espaços maiores entre os dentes.

1.4. Fio dental Superfloss ou com passa fio

O fio dental Superfloss ou o passa fio tem o poder único de remover a placa bacteriana dos sorrisos ortodônticos ou, até mesmo, daqueles pacientes que possuem implantes. Com uma rede de fibras esponjosa ele limpa de forma eficaz as superfícies entre os dentes e perto da linha da gengiva. Tudo para você ficar longe do tártaro e ter um sorriso mais saudável.

1.5. Enxaguante bucal

Usar esse produto é bem simples, rápido e ainda garante muitas vantagens para a sua boca, que agora abriga um aparelho ortodôntico. Além de deixar seu hálito impecável, o antisséptico consegue eliminar as bactérias causadoras de cárie, placa bacteriana, gengivite… e, ao mesmo tempo, proteger a cavidade desses microrganismos.

2. Preciso utilizar todas essas ferramentas?

Sim. Agora que você tem várias estruturas que fazem parte da sua boca, a higiene precisa ser ainda mais reforçada já que os alimentos podem grudar não só entre os dentes, como também no próprio aparelho. A higiene vai ser diferente do convencional, a fim de evitar acúmulos de placa bactéria e, consequentemente, instalação de infecções gengivais e lesões de cárie.

3. Como fazer a higiene bucal em cada tipo de aparelho

3.1. Aparelho ortodôntico fixo

1º passo) Escolha um fio dental superfloss ou passa fio, modelos indicados especialmente para quem usa aparelho ortodôntico.

2º passo) Com a escova ortodôntica, posicione numa angulação de 45º, fazendo movimentos de vai e vem, no sentido horizontal.

3º passo) Nas áreas de mastigação faça a escovação com movimentos de vai e vem. Já na parte interna dos dentes, faça movimentos de baixo para cima, no sentido vertical.

4º passo) Com a escova interdental limpe os espaços entre os dentes e ao redor dos braquetes, abaixo do fio ortodôntico.

5º passo) Finalize com bochecho utilizando enxaguante bucal com flúor, proporcionado um hálito agradável e proteção com flúor para os dentes.

3.2. Aparelho ortodôntico móvel

1º passo) Remova o aparelho da boca.

2º passo) Coloque-o dentro de um copo com soluções especiais para limpar o aparelho ou limpe- o com a própria escova de dente fazendo movimentos leves de varredura.

3º passo) Para uma higiene mais caprichada, você pode imergi-lo em meio copo de enxaguante bucal com propriedades bactericidas.

Atenção: não use água quente! O calor pode deformar a resina do seu aparelho.

3.3. Aparelho invisível

1º passo) Com cuidado, remova o aparelho da boca.

2º passo) Faça a higiene dos seus dentes como de costume, usando escova, pasta de dentes e o fio dental.

3º passo) Escove o aparelho invisível com uma escova de dentes com cerdas macias. Não precisa usar um creme dental para não danificar o aparelho.

4º passo). Em seguida, lave com água corrente para remover qualquer sujeira.

5º passo). Guarde o aparelho na caixinha para não perder ou quebrar.

4. Profilaxia e manutenção do aparelho também fazem parte da rotina de cuidados ortodôntica

Além da higiene bucal, o aparelho também precisa passar por uma limpeza mais profissional, chamada profilaxia dentária. Ela ajuda a fazer uma faxina mais pesada na boca e remover o acúmulo de placa bacteriana que fica preso entre os dentes e na parte de trás do sorriso. Outro cuidado importante no tratamento ortodôntico são as visitas de manutenção para corrigir, ajustar e apertar o aparelho. Se você faltar uma delas, fique sabendo que o seu tratamento vai atrasar. Por isso, mantenha a regularidade!

Mais Matérias: Tipos de Aparelhos
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Tipos de Aparelhos
Braquetes estéticos: o que são? Qual é a diferença deles para os comuns?
Seus dentes estão tortos e a única maneira de alinhá-los é com o tratamento...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Tipos de Aparelhos
7 novas tecnologias na ortodontia que fazem diferença no tratamento ortodôntico
Você sabia que a ortodontia caminha junto com a tecnologia? O tratamento ortodôntico por si só...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico fixo: braquetes, fios... Conheça todas as estruturas desse tipo de aparelho
Ninguém pode negar: o aparelho ortodôntico fixo é um grande mistério para maioria dos pacientes. Embora seja bastante conhecido, é comum que o uso de todos aqueles acessórios dentro da boca resulte em uma série de dúvidas. Justamente por isso, o primeiro passo ao optar pelo tratamento...
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico móvel: 4 lugares onde você não deve guardar esse apetrecho
Você tirou o aparelho fixo e pensou que o tratamento havia terminado , não é mesmo? Mas não acaba por aí! Muitos pacientes precisam continuar a terapia através do aparelho móvel. Além de ser mais cômodo, o apetrecho pode ser usado apenas para dormir, dependendo do caso de cada paciente. Mas o...
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse espaço entre os dentes
Tipos de Aparelhos
Diastema precisa ser corrigido? Entenda em quais casos é necessário o ajuste desse...
O diastema é uma característica bem marcante e conhecida no sorriso de muita gente, inclusive de...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do acessório
Tipos de Aparelhos
Aparelho ortodôntico móvel: o que é? Quais são os tipos? Como usar e fazer a higiene do...
Não é novidade para ninguém que o aparelho ortodôntico é uma das grandes apostas para quem busca um sorriso alinhado. Mas, o que poucas pessoas sabem é que o aparelho móvel também é um grande aliado nesse processo. Justamente por isso, é importante saber que esse tipo de...