Produto Relacionado:

Quando um ou mais dentes são perdidos, isso pode provocar alguns prejuízos para a saúde bucal, sem falar a parte estética do sorriso. Nesse caso, uma boa opção para corrigir o problema são as próteses dentárias. Elas podem ser de diferentes tipos: totais, para quem perdeu todos os dentes; parcial, , quando o indivíduo possui alguns dentes; ou ainda do tipo fixa ou removível. A indicação de cada uma delas vai depender de alguns fatores, que serão avaliados pelo dentista, e para que funcionem perfeitamente, é importante ter atenção com a sua higiene. A odontologista Bárbara Emilie Pavan da Cunha explica como essa limpeza deve ser feita e responde: o ideal é usar creme dental?

O que muda na rotina do paciente com prótese dentária?

Quando o paciente começa a usar uma prótese dentária móvel, no início isso pode ser um pouco difícil. “Mas é importante não deixar de usá-las para uma melhor adaptação”, afirma a profissional. No caso das próteses fixas, ou seja, que não são removíveis, é preciso apenas adaptação da mordida, já que naquela região não existia dente anteriormente. Apesar de ser uma mudança que pode provocar estranhamento, a prótese vem apenas para melhorar tanto a saúde quando a estética do sorriso!

Entenda como deve ser feita a limpeza da prótese dentária

Um dos principais cuidados a serem tomados quando se utiliza a prótese dentária é com a sua higiene. No caso das próteses fixas, parciais ou totais, a profissional afirma que elas devem ser higienizadas assim como os dentes naturais: com o uso de escova macia, creme dental, fio dental e enxaguante bucal. Já as próteses móveis devem ser higienizadas com sabão neutro e escova dura, e depois enxaguadas com água corrente. “E a mucosa, língua e palato devem ser higienizados com escova macia e creme dental”, completa ela.

Para limpar a prótese dentária, o creme dental é o produto ideal?

“O creme dental é indicado para a limpeza das próteses fixas, já para as próteses móveis não é o ideal”, explica a profissional. Nesse segundo caso, o sabonete neutro deve ser usado para higienizar a prótese, e o creme dental será usado na escovação do resto da boca, como é habitual.

Outros cuidados essenciais que se deve ter com a prótese dental

A prótese também requer outros cuidados especiais, além da atenção com a sua limpeza. “É importante também que seja feita uma manutenção e troca periódicas quando necessário”, afirma Bárbara. Portanto, é preciso estar sempre com as consultas de rotina ao dentista em dia, assim ele poderá notar caso algo precise ser ajustado. Além disso, no caso das próteses móveis, quando não estiverem na boca, elas devem ser guardadas da forma correta, em um local seguro.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Bárbara Emilie Pavan da Cunha - Cirurgiã-dentista e Odontopediatra
Osasco - SP
CRO-SP 113416