Hoje em dia, existem muitas maneiras de deixar o seu sorriso mais bonito. Além do clareamento dental a laser e caseiro, que dão uma cor mais branca e radiante para os dentes, também contamos com outros procedimentos que dão um upgrade na aparência do seu cartão de visitas bucal, como as lentes de contato dentais. Já ouviu falar nesse tratamento? Quer saber todos os benefícios em aderir essa técnica? O Sorrisologia explicou tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que são lentes de contato dentais?

As lentes de contato, como são popularmente conhecidas, são chamadas pelos dentistas de facetas de cerâmicas odontológicas ultrafinas. Elas possuem de 0,3 a 0,5 milímetros, o que possibilita um mínimo preparo dental, conservando ainda mais a estrutura do dente. Esses preparos são os desgastes dos dentes, que podem variar entre 0,2 a 1,5 milímetros, dependendo de cada caso.

Qual é a função das lentes de contato dentais?

A principal função dessas lentes é dar um novo formato aos dentes. O método pode reparar defeitos de coloração e corrigir defeitos de múltiplos dentes. Alguns exemplos são:

- Curvas de sorriso invertida;

- Corredor bucal amplo;

- Diastemas;

- Dentes curtos;

- Dentes amarelados;

- Dentes manchados.

Como as lentes de contato são colocadas?

O procedimento é feito em três etapas:

1ª etapa) O dentista faz uma análise do paciente e o estudo da sua arcada dentária. Isso é feito através de fotos de vários perfis. Ele também escolhe a cor das lentes, realiza a moldagem com um material bem preciso e envia para o técnico;

2ª etapa) Com todos estes documentos no laboratório, o profissional realiza a confecção do material;

3ª etapa) Depois, o paciente volta ao dentista para colocar as facetas.

Quais os benefícios das lentes de contato dentais?

- Rapidez de tratamento, que leva, em média, três consultas;

- O material das facetas é resistente aos pigmentos da alimentação;

- Dão um novo formato aos dentes;

- Baixa manutenção, até por que a porcelana não altera a cor.

- A longevidade da técnica que costuma durar de 10 a 15 anos ou muito mais.

Quanto tempo dura as lentes de contato dentais?

O tempo de vida útil das lentes pode ser de até 20 anos. Entretanto, vale ressaltar que o tempo é muito relativo, já que depende de alguns fatores que variam de paciente para paciente. Isso significa que não adianta investir na técnica e deixar de lado uma higiene bucal adequada e ter péssimos hábitos alimentares. Essas atitudes podem diminuir o tempo útil da lente, porque apesar de serem feitas com material resistente, a cooperação do paciente é imprescindível.

Todo a gente pode usar lentes de contato dentais?

Nem todo o mundo pode investir no uso das lentes. É preciso analisar cada caso para recorrer às lentes de contatos dentais. As principais contraindicações são:

- Dentes com grande destruição;

- Dentes com restaurações extensas;

- Lesões cariosas;

- Pacientes que apresentam problemas periodontais;

- Pessoas com uma péssima higiene bucal;

- Quem tem bruxismo severo (range dos dentes à noite);

- Ou briquismo (apertamento dos dentes durante o dia).

Qual é a diferença entre lente de contato e facetas de porcelana?

Facetas de porcelana: são capas feitas de cerâmica com sete milímetros de espessura. Elas são cimentadas nas faces frontais dos dentes incisivos centrais. Geralmente, precisa fazer desgastes nos dentes para pequenas correções dentárias, além de clarear dentes escurecidos e manchados.

Lentes de contato: possuem uma diferença no momento da colocação. Elas são capas ultrafinas de cerâmica com cerca de 0,2 a 0,4 mm de espessura, com pequeno ou nenhum desgaste destinadas a clarear os dentes e  corrigir a estética.

Quem tem bruxismo pode usar lentes de contato dentais?

Por conta do excesso de força exercido entre os dentes, os pacientes com bruxismos possuem indicações especiais para os tratamentos estéticos, como em relação ao uso de lentes de contato dental. Isto porque a disfunção pode acabar resultando em problemas nas peças. Assim, a pressão provocado pelo apertar dos dentes pode ultrapassar a capacidade máxima de resistência mecânica das unidades colocadas.

Quem usa lentes de contato dentais pode comer tudo?

Não existe nenhuma restrição alimentar neste caso. Porém, é importante evitar o consumo excessivo de alguns alimentos e bebidas que podem manchar os dentes ou quebrar essas lentes. Entre eles:

- Açaí;

- Café;

- Refrigerante;

- Biscoitos do tipo salgadinhos;

- Sucos de caixinha;

- ketchup;

A higiene bucal muda com as lentes de contato dentais?

Não muda nada. Você só precisa seguir uma boa rotina de limpeza após todas as refeições. Basta usar uma boa escova de dentes, um creme dental com flúor, passar um fio dental e finalizar com um enxaguante para manter um hálito bem refrescante. Lembre-se que esse cuidado é essencial para manter uma vida longa e útil das lentes de contato.

Cuidados com as lentes de contato dentais

- Manter a higiene bucal;

- Visitar seu dentista regularmente;

- Evitar o mau hábito de roer as unhas;

- Adotar uma boa alimentação;

- Não usar os dentes para morder ou tentar abrir objetos.