A busca por procedimentos estéticos que deixem o sorriso mais bonito tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Dentre eles, uma técnica que tem se destacado é a de colocação de lentes de contato dentais. Segundo a especialista em dentística e ortodontia Iessa Vieira, o procedimento está na moda, mas ainda existem muitos profissionais sem a qualificação adequada para realizar um trabalho de excelência. Isso faz com que alguns inconvenientes aconteçam, como foi o caso da cantora Simaria, da dupla Simone e Simaria, que teria realizado o procedimento de forma inadequada e precisou refazer todo o trabalho. Além do mais, também é importante ressaltar que alguns cuidados são necessários para que mesmo com as lentes, seu sorriso continue sempre muito saudável. Confira algumas dicas que a profissional separou para ajudá-lo a cuidar muito bem da sua lente!

Gengivas saudáveis

Os cuidados com o seu sorriso não devem começar só após a aplicação das lentes de contato, hein? As gengivas do paciente, por exemplo, devem estar em perfeitas condições para que o procedimento seja realizado sem trazer nenhum problema. “O uso de lentes de contato dental traz desvantagens caso o paciente tenha algum problema periodontal (ou seja, na região da gengiva) já instalado ou uma má higienização oral”, indica a especialista. De acordo com ela, o primeiro passo para a aplicação é fazer um molde com fotos de alta resolução, pois assim será possível planejar cada caso.

Uma visitinha ao dentista cai bem

Não é só porque os dentes estão mais branquinhos com as lentes de contato que as consultas com um profissional devem ser deixadas de lado. Aliás, muito pelo contrário! Este é o momento em que mais devemos zelar pela nossa higiene bucal, e um acompanhamento profissional é essencial para verificar se o processo de limpeza está sendo feito corretamente ou se está deficiente. “É necessário ir ao dentista a cada seis meses para limpeza e avaliação”, ressalta a dentista.

Xô, cárie!

Outro problema que deve ser evitado é a cárie. Além de trazer muita dor e desconforto para o paciente, é fundamental que o paciente procure um especialista para iniciar o melhor tratamento caso haja qualquer sinal da monstrinha. Conforme Iessa alerta, a remoção de cáries e radiografias são métodos fundamentais antes de instalar as lentes e estar atento às recomendações do dentista é imprescindível para inibir possíveis complicações tanto durante quanto após o procedimento.

Cuide bem da sua higiene bucal

Como é de se esperar, outro fator primordial é manter uma boa rotina de limpeza bucal. Por isso, os cuidados com a higienização dos dentes antes e após a aplicação das lentes devem receber toda a sua atenção. Afinal, você quer manter um bom resultado ou não? Para que isso seja possível, a prevenção é a melhor maneira de evitar qualquer problema bucal. Portanto, recomenda-se a escovação diária com auxílio de escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal sem álcool para que seu sorriso se mantenha limpo e saudável.

Este artigo contou com a contribuição da especialista:
Iessa Vieira - Especialista em dentística e ortodontia.
Santo André - SP
CRO-SP: 90042