Quem anseia por dentes bem brancos e certinhos com certeza já deve ter cogitado usufruir das lentes de contato, um procedimento que tem sido cada vez mais procurado. Antes de tudo, é preciso entender um pouquinho mais sobre como elas funcionam, quais as vantagens que elas podem trazer ao seu sorriso e que cuidados tomar após se render a essa técnica. Confira o que a dentista Renata Paraguassu tem a dizer sobre o assunto!

Para que servem as lentes de contato dentais e quais os benefícios dessa técnica?

As pessoas tendem a achar que o uso das lentes de contato é puramente estético. E isso é parcialmente verdade, uma vez que elas de fato são bastante utilizadas como uma forma de deixar o sorriso mais harmonioso, podendo dar uma nova forma aos dentes e alterando sua cor, de forma que ele fique mais branquinho, por exemplo. Mas uma coisa que poucos sabem é que as lentes de contato também podem trazer benefícios funcionais, podendo melhorar problemas de oclusão. “Além do ganho estético, elas também podem servir para trazer equilíbrio oclusal, oportunizando melhora funcional na mastigação”, conta Renata.

Quanto tempo dura? É preciso fazer manutenção?

Essa é uma questão que intriga bastante as pessoas, porque já foram constatados relatos de casos em que se fez o acompanhamento de lentes cimentadas há 15 anos, e o resultado foi de sucesso. Claro que isso é decorrente de vários fatores, como o cuidado com a higiene bucal que o indivíduo deve ter para não diminuir o tempo útil das lentes, além de realizar consultas periódicas ao dentista para acompanhamento e manutenção. A especialista recomenda que as visitas sejam semestrais.

Que cuidados o paciente deve tomar após a colocação das lentes?

Para preservar a conservação das lentes, é fundamental que o paciente mantenha uma ótima higiene bucal, afinal é isso que mantém os tecidos dentários e de suporte saudáveis. Além disso, a especialista ressalta que alimentos excessivamente duros devem ser evitados para que as lentes não sejam comprometidas.

Qualquer pessoa pode colocar as lentes de contato ou existem contraindicações?

É necessário, antes de mais nada, realizar uma consulta com um profissional para saber se o procedimento pode ser indicado ou não. Normalmente, não há contraindicações, desde que a pessoa esteja com a saúde bucal em dia e tenha em mente quais são as orientações a serem seguidas depois que as lentes de contato forem postas, já que é preciso ter ainda mais cuidado com os dentes. Logo, não se recomenda esse processo à pacientes que não tenham uma boa higiene bucal e apresentem riscos de cáries.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Renata Paraguassu - Cirurgiã-dentista da Clínica Vivah Odonto
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 24711