O barulho do famoso motorzinho, típico dos consultórios de dentistas, pode estar com os seus dias contados graças à laserterapia, instrumento de aplicação terapêutica que vem ganhando força no mercado odontológico. Entre suas várias funções, pode-se destacar a remoção de cáries de maneira mais eficiente e segura, e o melhor de tudo: sem dor. Além disso, o aparelho também pode ser utilizado para acelerar a cicatrização e reparação de lesões na região bucal. Com precisão milimétrica e sem aquele barulhinho chato de broca, o equipamento é um verdadeiro sonho para muitos dentistas e representa uma verdadeira revolução para a odontologia. Entenda como ele pode ser utilizado nos mais diferentes procedimentos dentários a seguir!

Periodontia

Nesta área de odontologia, a laserterapia atua na desinfecção de bolsas periodontais, isto é, quando os sulcos gengivais se apresentam com uma profundidade fora do normal. Além disso, esse aparelho também é bastante útil e eficiente quando o assunto é eliminar o tártaro acumulado na superfície dos dentes, deixando a região bem lisinha e sem nenhuma contaminação. Outro ponto positivo que também pode ser destacado são quanto às cirurgias presentes na periodontia, já que a laserterapia possibilita uma melhor cicatrização da região.

Odontopediatria

Para as crianças, isso significa o paraíso! Os pequenos normalmente tendem a não gostar de ir ao dentista por causa de um trauma, que às vezes nem é real, e começam a associar os consultórios ao medo. Só de ouvir o barulhinho de motor, algumas chegam a estremecer. Mas com a laserterapia, esse problema é resolvido, já que, além da ausência de ruídos, os tratamentos se tornam minimamente invasivos e praticamente sem dor alguma. Dessa forma, a eliminação de cáries, muito comum nessa fase, é bastante facilitada, e o medo que antes tomava conta dos pequenos pacientes vai deixando de existir.

Implantodontia

Já na implantodontia, a laserterapia consegue determinar um corte ósseo com precisão milimétrica e tornando o processo minimamente invasivo. Além disso, o aparelho promove a descontaminação do leito ósseo sem provocar danos a superfície do implante e aumenta o seu contato com o osso. Isso é uma ótima forma de estimular o crescimento ósseo da região e acelerar o processo de osseointegração.

Dentística

Por último, mas não menos importante, temos a dentística, uma especialidade da odontologia que se volta para a reparação de danos e o planejamento de um sorriso mais harmonioso. Nessa área, a laserterapia age sobre infecções e restaurações do elemento dental, sem desgastar estruturas sadias e promovendo toda a descontaminação da dentina e esmalte com facilidade.