Muita gente enrola, enrola e enrola na hora de marcar uma consulta com o dentista. Fala que vai deixar para o dia seguinte, que logo vira semana, mês, ano… E tudo bem, às vezes bate uma preguicinha mesmo, mas está na hora de mudar isso, viu? Deixar a sua saúde bucal em segundo plano pode ser um risco para você e para o seu sorriso. O ideal é que seja feito pelo menos um check-up anual com um especialista da área para verificar se está tudo certinho ou se seus dentes precisam de cuidados especiais. Então ao invés de continuar adiando esse momento, por que não pegar o telefone e já deixar marcado sua próxima consulta? Você não vai se arrepender, e a gente te explica por quê!

1. Previne doenças e outros problemas bucais

Ninguém melhor do que o seu dentista para verificar como anda a saúde dos seus dentes e da sua boca, né? Somente um expert na área consegue identificar se houver algo de errado no local, como a presença de cáries, por exemplo. Por isso as visitas anuais ou semestrais são tão importantes! A detecção precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado o quanto antes, e isso faz com que o problema não se torne algo maior do que precisa ser - consequentemente sem trazer graves consequências, como a perda de um dente. Então através de um acompanhamento, fica bem mais fácil de evitar que esses pequenos transtornos aconteçam.

2. Previne sua saúde no geral

Achou que o dentista está ali só para cuidar da sua boca? Pois achou errado! O papel desse profissional representa muito mais do que aparenta, já que a saúde da boca pode muito bem refletir em várias partes do nosso corpo. Um exemplo disso são as bactérias causadoras do tártaro, que podem chegar a atacar o coração, ou até mesmo a disfunção temporomandibular (DTM) que pode provocar problemas como dor de cabeça ou desconforto no ouvido. Para evitar que o problema se alastre para outras regiões do corpo e acabe ganhando uma dimensão ainda maior, é sempre bom ter uma mãozinha e um olhar atento de um dentista à nossa boca!

3. A limpeza feita pelo dentista é mais completa

Você faz a higiene corretamente todos os dias, tanto depois de comer quanto antes de dormir. Passa o fio dental, escova de um lado, escova de outro e ainda finaliza com o enxaguante bucal só para dar aquela garantida. E claro, essa é uma ótima maneira de manter seu sorriso bem saudável e longe de probleminhas, mas ainda assim a ajuda do dentista é indispensável na hora de fazer uma boa profilaxia dentária. Com técnicas mais avançadas e a ajuda de ferramentas realmente profissionais, o especialista é a pessoa mais indicada para fazer uma limpeza daquelas nos seus dentes! Até mesmo porque, por mais completa que seja a sua higiene bucal, sempre acabam se formando algumas placas bacterianas ou até mesmo tártaro na superfície dentária, e só um bom dentista pode resolver isso.

4. Traz de volta a autoestima

Poder sorrir com todos os dentes com a certeza de que tudo está do jeitinho que você sempre quis é maravilhoso, não é mesmo? Para botar a autoestima lá em cima, uma visitinha ao dentista pode ajudar mais do que você imagina. Você faz aquela limpeza incrível que deixa seus dentes brilhando mais do que um diamante, e o melhor de tudo: ainda sai com a sensação de que tudo está devidamente limpo e no seu lugar. Melhor coisa, né? Depois disso é só sair para curtir e mostrar para todo mundo o seu lindo sorriso! (Mas sem esquecer de continuar cuidando muito bem dele em casa também, hein?)

5. Você fica por dentro de novas técnicas

Por último, mas não menos importante: você fica sabendo de tudo que tem de novo no mundo odontológico. “Mas para que eu vou querer saber disso?”, você deve estar se perguntando, e a resposta é simples: várias técnicas hoje em dia buscam, principalmente, te deixar com o sorriso ainda mais bonito. O clareamento dental, por exemplo, visa deixar seus dentes mais branquinhos e acabar com o sorriso amarelado. Então sempre vale a pena bater um papinho com o seu dentista para saber o que há de novo!