Ter como rotina uma boa higiene bucal é essencial para manter a saúde dessa região. Nesse momento, temos alguns itens que devem ser usados para fazer essa limpeza da melhor forma possível. Uma boa escova de dentes, creme e fio dental, enxaguante bucal… Esses itens já são velhos conhecidos nossos. Mas será que você sabe como usá-los corretamente? Caso a resposta seja não, isso pode colocar em risco a saúde do seu sorriso. Confira o uso ideal de cada um deles e não erre mais!

Escova de dentes

O primeiro passo é escolher uma escova de dentes adequada para o seu caso. Tradicional, infantil, interdental, elétrica, ortodôntica… São muitas as opções disponíveis. Caso esteja em dúvida, pergunte para o seu dentista! A escova ideal também deve ter cerdas macias. Na hora de fazer a escovação, o que confunde muita gente é achar que força é sinônimo de eficiência. Isso não é verdade! Alguns dentistas recomendam dividir a boca em quatro partes e escovar cada uma delas por 30 segundos, com movimentos de vai e vem. Não precisa fazer muita força, nem escovar muito rápido! Depois disso, não se esqueça de escovar a língua e limpar a escova de dentes, enxaguando as cerdas com água corrente.

Creme dental

O creme dental também conta! Para dentes sensíveis, infantis, para deixar os dentes mais brancos… Assim como o tipo de escova, ele deve ser escolhido de acordo com o seu caso. O importante é que contenha flúor, que ajuda na prevenção contra problemas como o acúmulo de tártaro. Na hora de realizar a higiene bucal não precisa exagerar na quantidade! Uma porção relativa ao tamanho de um grão de ervilha já é o suficiente. Usar mais do que isso não é garantia de deixar seus dentes mais limpos.

Fio dental

O fio dental é um item importante que deve estar presente na higiene bucal, pelo menos uma vez por dia. Ele é fundamental porque consegue chegar em partes onde a escova não alcança. Mas, para isso, é preciso que seja usado da forma correta. É recomendado cortar aproximadamente 40 cm do fio e enrolá-lo nos dedos médios, usando os polegares para deslizá-lo de forma suave entre os dentes. Mais uma vez, assim como na escovação, não é preciso de força! Ao aplicar muita pressão isso pode, inclusive, machucar a sua gengiva. Ele pode ser usado antes ou depois da escovação, mas a maioria das pessoas costuma fazer antes. Para quem usa aparelho ortodôntico, uma dica é usar o passa fio para ajudar nesse momento!

Enxaguante bucal

O enxaguante, por sua vez, é a finalização perfeita da higiene bucal. Ele não deve ser diluído em água, e deve ser deixado agir por um minuto. Atenção também para não engolir! Faça o bochecho com cuidado, e não precisa fazer gargarejo. Depois de usá-lo, não limpe a boca com água, se não o efeito desse produto acaba sendo minimizado.