Não gosta de seus dentes? Sem problemas! Com todos os avanços de tratamentos e cirurgias odontológicas, hoje é fácil alterar até mesmo o formato de seus dentes. Existem diversos procedimentos disponíveis para o paciente escolher. Todos, se feitos com o profissionais de confiança, vão te dar prazer de sorrir todos os dias novamente! Apesar disso, o grande número de possibilidades pode deixar algumas pessoas em dúvida sobre qual caminho seguir. Por isso, pedimos a ajuda do especialista em visagismo facial Djalma Faria para listar os procedimentos estéticos mais comuns e qual profissional procurar. Escolha o seu e depois converse com um dentista para que ele avalie seu caso.

Clareamento dental

O clareamento dentário é provavelmente o tratamento estético mais comum e mais pedido entre os pacientes. Ele é feito para deixar os dentes mais brancos e claros e funciona de diferentes formas. Há aqueles em que você usa uma moldeira com gel clareador, em casa, mas também é possível fazer isso no consultório do dentista, seja com o uso de luzes LED ou com laser. Com esse procedimento, vale a pena recorrer ao profissional. Dicas na internet, principalmente, “truques” com o bicarbonato de sódio não são recomendados. Essa técnica pode danificar o esmalte dentário e provocar até mesmo problemas bucais.

Para fazê-lo, procure: Odontologia estética/Dentística

Tratamento ortodôntico (correção de dentes tortos e mal posicionados)

A finalidade do tratamento ortodôntico é estética e funcional. Ele é usado principalmente para alinhar os dentes e trazer uma melhor harmonia para o sorriso. “Tratamentos ortodônticos contribuem, por meio da correção de dentes tortos ou mal posicionados, melhorando a estética e devolvendo ao paciente a função prejudicada pela má oclusão”, explica o profissional. Nesses casos, se os problemas não forem tratados, a mastigação do paciente pode ser muito prejudicada, podendo até causar bruxismo ou ATM. Fazendo todo o procedimento, usando o aparelho dentário, indo às consultas e seguindo as recomendações de higiene, dentro de alguns anos, o paciente consegue ter um sorriso completamente alinhado ;)

Para fazê-lo, procure: ortodontista.

Faceta de porcelana

As facetas de porcelana servem principalmente para os casos em que o paciente não está satisfeito com a cor de seu dente ou tem dentes desalinhados, corrigindo erros superficiais. “São laminados de porcelana que encapam os dentes e têm somente sete milímetros de espessura”, define o especialista. Para realizar esse procedimento, o dentista desgasta uma parte do próprio dente do paciente para, assim, dar espaço e colar a faceta.

Para colocá-la, procure: Odontologia estética/Dentística.

Lentes de contato dental

A lente de contato para os dentes é uma camada de 0,2 a 0,4 milímetros de espessura, ainda mais fina que a faceta de porcelana. A diferença entre ela e a faceta é que as lentes são mais indicadas para os pacientes que querem alterar o formato dos dentes, apesar de ambas terem praticamente as mesmas funções, como também corrigir a coloração do dente e seu tamanho e posição. Um outro ponto é que, com esse modelo, o desgaste no dente é menor. “Há casos, inclusive, que o paciente não precisa passar pelo procedimento de desgaste”, comenta Djalma.

Para colocá-la, procure: Odontologia estética/Dentística.

Implante dentário

O implante dentário pode ser muito útil para vários pacientes, não só aqueles que perderam um dente. Quando o elemento não cresce como deveria ou simplesmente não nasce, colocar uma prótese no lugar pode ser a solução. Assim como com o tratamento ortodôntico, implantar um novo dente é estético e funcional. Por isso, se você se encontra em alguma dessas situações, procure, assim que possível, ajuda profissional. Hoje o paciente, pensando em seus hábitos, já pode escolher entre os modelos de prótese fixas e removível.

Para colocá-lo, procure: implantodontista.

Gengivoplastia

Alguma vez você sentiu que seus dentes são muito pequenos? A gengivoplastia remodela a gengiva e corrige qualquer deformidade. Assim, esse processo dá a impressão de que os dentes aumentaram de tamanho, dando mais destaque ao sorriso! Mas, para fazer a cirurgia, é muito importante que o paciente esteja com a higiene bucal em dia e sem a presença de qualquer doença periodontal, como a gengivite. Por isso, mantenha uma boa rotina de limpeza, sempre usando o fio dental adequadamente e mantendo a escovação correta.

Para fazê-la, procure:Odontologia estética/Dentística.

E então, se interessou por algum procedimento? Não se esqueça de procurar um dentista de confiança para avaliar qual deles é o mais indicado para o seu caso. Lembre-se de comentar com ele o que você deseja com o procedimento e que existem diversas tecnologias que podem te ajudar nesse momento. ;)

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Djalma Faria - Ortodontista e Especialista em Visagismo Facial
Campinas - SP
CRO-SP: 59104