Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
09.09.2016

Implante dentário traz seu sorriso de volta. Saiba mais sobre o procedimento e compare o antes e depois

Perder um ou mais dentes muitas vezes atinge a saúde e o bem-estar da pessoa. Mas colocar implante dentário pode ser a solução para uma vida melhor. Confira as vantagens de aderir o procedimento e compare o resultado

Expert

Sérgio Siqueira Júnior

Sérgio Siqueira Júnior

CRO-SP: 50346

Graduado pela UNICAMP Especialista em Periodontia-UNESP Especialista em Mestre e Implantodontia-UNISA e CFO. Professor Coordenador do curso de Especialização em Implantodontia do Centro Universitário SENAC Professor do curso de Pós Graduação em Odontologia Estética do Centro Universitário SENAC Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do Instituto Latino Americano de Ensino e Pesquisa/ILAPEO- Curitiba Professor do Curso Avançado em Manipulação de Tecidos Moles do COESP- João Pessoa ITI Speaker Sócio da clínica Sensata de Odontologia.
Produto Relacionado:

Ter um sorriso que você se sinta bem é essencial pra tudo na vida. Gostar do seu corpo, inclusive dos dentes, é importante para a saúde e autoestima. Mas tem gente que, por ter um sorriso incompleto, acaba se privando de certas atividades. O especialista em implante dentário Sérgio Siqueira diz que se uma pessoa está descontente com sua estética bucal, pode-se dizer que ela não está devidamente saudável. Ainda bem que esta situação pode ser resolvida com implante. Descubra mais sobre o procedimento que traz o sorriso de muitos pacientes de volta e confira o antes e depois da técnica.

Implante e saúde caminham juntos

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), ser saudável não significa apenas a ausência de doenças, mas também ter o bem-estar físico, mental e social em dia. Todos estes fatores importantes devem caminhar juntos com a tríade: sono, alimentação e atividade física. Sérgio conta que destes, a alimentação tem um relacionamento direto com os dentes, devido a mastigação. "Nesse contexto, dentição em ordem tem papel fundamental na conquista e manutenção da saúde geral", afirma.

Pessoas com menos dentes também preferem os alimentos macios, pobres em fibras e nutrientes pela dificuldade encontrada na mastigação. Isso acaba dando mais trabalho para o estômago e trazendo alguns percalços para a saúde do organismo. "No médio prazo, a ausência dental e a pouca mastigação podem levar, ou colaborar, a outros distúrbios digestivos, como esofagite ou refluxo gástrico".

Morder uma maçã ficou ainda melhor

Quem escolhe o implante dentário para completar o sorriso pode se alimentar da mesma forma que fazia com os seus dentes permanentes. Não precisa se preocupar na hora de abocanhar aquela maçã crocante, por exemplo. Sérgio garante que depois da osseointegração (a cicatrização óssea junto ao implante) o paciente pode morder qualquer tipo de alimento. "O que ele comia com os dentes naturais pode comer com a prótese implanto suportada".

O profissional ainda afirma que é mais fácil se acomodar com o implante do que com o tempo que a pessoa levou a se acostumar sem os dentes. Mas para isso é preciso começar aos poucos. "Com pequenos bocados, descobrindo os novos dentes como se fosse uma fisioterapia oral. Digo que a memória do corpo é aquela de quando temos dentes e não de não tê-los".

Você consegue sorrir cada dia mais

A verdade é que com implante dentário você consegue ter mais qualidade de vida. Tudo muda para melhor desde a autoestima até a segurança de morder uma maçã sem risco ou pensamento que a prótese vai deslocar. Sérgio também destaca a maior percepção da textura e consistência dos alimentos. O profissional conta que o paladar não é formado apenas pelos sabores, mas sim por uma mistura de sentidos como o gosto, o visual do prato, o cheiro, a temperatura e a consistência. "Quem dá essa percepção da consistência são os dentes e os implantes que estão instalados nos ossos".

Reparos e manutenção do seu novo sorriso

Da mesma forma que você cuida dos seus dentes naturais, a manutenção do implante precisa ser vitalícia. "A frequência das visitas e a substituição de eventuais componentes vai depender do tipo de prótese que a pessoa possui e da competência do paciente para mantê-la devidamente higienizada", atenta Sérgio. As próteses de encaixe costumam ser trocadas a cada seis meses ou um ano de uso. Já as totais fixas costumam ser removidas anualmente. É bom fazer este procedimento com o mesmo profissional que as colocou.

Lembre-se que para manter um sorriso implantado saudável, é importante praticar uma boa higiene bucal. "O portador de implante deve ter uma higiene regular, como a dos próprios dentes naturais. A longevidade está diretamente relacionada a qualidade da limpeza no local". Por isso, escolha junto com seu dentista a escova perfeita para limpar seu novo sorriso e não esqueça de incluir neste momento o fio dental.

Mais Matérias: Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Implante Dentário
Como é feito o tratamento ortodôntico com implante dentário?
Na busca por um sorriso perfeito e harmonioso, é comum que algumas pessoas invistam nos implantes...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento tecnológico
Implante Dentário
Cirurgia guiada odontológica: dentista esclarece 5 dúvidas sobre o procedimento...
Você já ouviu falar em cirurgia guiada? Na odontologia, qualquer tipo de procedimento cirúrgico...
com a participação de:
Daniele Machado
CRO-RJ 26.953
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Implante Dentário
Membrana L-PRF: conheça esse novo tipo de enxerto usado nas cirurgias de implantes
Quando se trata de procedimentos odontológicos, o implante dentário é, certamente, um dos mais temidos entre os pacientes. Afinal, quem nunca ouviu dizer que a cirurgia possui um processo de cicatrização demorado e outras histórias? Mas, se você está pensando em resolver o incômodo da...
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica no tratamento ortodôntico
Implante Dentário
Ancoragem esquelética em ortodontia com miniimplantes: conheça os benefícios da técnica...
Bráquetes, arcos, elásticos e anéis : o aparelho ortodôntico fixo é formado por...
com a participação de:
Andréia Cotrim Ferreira
CRO-SP: 39000
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes dentários em titânio
Implante Dentário
Odontologia 3D: Saiba mais sobre a tecnologia odontológica que permite imprimir implantes...
Não dá para negar: a tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é revolucionar a área da saúde. Na odontologia, por exemplo, inúmeros aparelhos já foram desenvolvidos, trazendo grandes avanços tanto na parte do diagnóstico de doenças, como na parte de tratamento....
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Implante Dentário
5 dicas de como cuidar do seu implante dentário
Devido à perda de um dente, você precisou colocar implante dentário . Faz pouco tempo que você ganhou esse novo elemento e ainda não sabe muito bem como cuidar e limpar do seu sorriso ao longo do dia. Para fazer o seu renovado cartão de visita implantado durar por muito mais tempo, o Sorrisologia separou 5...