Produto Relacionado:

Diversas situações podem levar à perda de um dente. Entretanto, o paciente não precisa ficar incomodado com a falha no seu sorriso, principalmente devido a preocupação com a estética. Com os avanços das técnicas odontológicas, soluções para esses quadros existem, como o implante dentário. Assim, seu dente perdido pode ser substituído. Contudo, é comum surgirem dúvida quanto à higiene bucal. Será que o procedimento é o mesmo realizado em um dente natural? O Sorrisologia conversou com o dentista especialista em implantes, Edgard de Mello Fonseca, para saber como fazer.

Como o implante dentário muda os cuidados com a higiene bucal?

Pacientes que passam pelo processo de colocação de um ou mais implantes dentários precisam modificar sua rotina de limpeza bucal. “Diferentemente do que se pensa, os cuidados com a higiene bucal devem ser maiores nos dentes implantados”, destaca o profissional. Apesar de os dentes implantados não sofrerem com as cáries, outros problemas podem acontecer. “Assim comos os dentes, podem sofrer com doença inflamatória que afeta a mucosa, manifestando-se através de sangramento, podendo levar à perda do implante”, alerta Edgard.

É preciso passar fio dental no dente implantado?

Como foi destacado acima, pacientes com implantes dentários precisam redobrar seus cuidados com a higiene bucal. E para que isso ocorra, todos os itens são indispensáveis para essa missão, assim como acontece com a dentição natural. “O fio dental é de suma importância para o controle do biofilme (placa bacteriana) evitando a doença peri-implantar”, explica o implantologista. Por isso, não pule nenhuma das etapas. Para auxiliar e melhorar a higienização, pacientes com implante podem recorrer a outros itens, como por exemplo as escovas interdentais.

Quais os riscos de não higienizar os implantes dentários corretamente?

Os pacientes com dentição natural que não seguem corretamente com os hábitos de higiene estão mais suscetíveis a sofrerem com problemas em sua cavidade bucal. Dessa maneira, o mesmo acontece para quem possui implante dentário. Assim como explica o dentista, aqueles que não fazem a limpeza ideal do implante e o restante da boca podem apresentar alguma doença inflamatória. “Ela acomete os tecidos ao redor do implante (mucosite periimplantar), podendo causar sangramento e evoluir para o osso ao redor do implante (periimplantite)”, ressalta ele. E ainda, quando quadros como esses não são tratados, podem resultar na perda do implante dentário.