Produto Relacionado:

É comum relacionar o uso de implante dentário aos pacientes já na terceira idade. Entretanto, o procedimento não está restrito a essa faixa etária. “Qualquer paciente que tenha uma perda dentária antiga deve ser substituído pelo implante, é o tratamento mais indicado”, comenta o especialista Augusto Pary. A escolha pelo implante dentário como solução está ligado às suas características, pois consegue atrelar a reabilitação oral e recuperar a estética do sorriso, mostrando-se como a melhor solução por diversos fatores. Para entender mais sobre eles, o dentista conversou com o Sorrisologia.

O implante dentário devolve a estética e estabilidade dos dentes

O implante dentário é uma solução para os quadros de perda de um dente. Além disso, também pode substituir aquele que você vai perder durante uma extração, já podendo fazer o procedimento no mesmo momento. Contando com a ajuda da prótese fixa, segundo o profissional, o implante oferece mais estética, estabilidade e se assemelha ao dente anterior, por substituir a raiz dentária. E ainda, evita desgastes, pois não precisa ser apoiado em outros dentes, como acontece com as próteses fixas. “Ele também evita o anel de metal que muitas vezes apareciam nos sorrisos em próteses removíveis”, completa ele. Por esses motivos, o procedimento se enquadra como melhor escolha de tratamento.

Como o implante dentário age na reabilitação oral?

A reabilitação oral é entendida como um tratamento extenso, que precisa fazer alterações relevantes na estética bucal ou na função mastigatória, como os casos de pacientes com mordidas e contatos errados entre os dentes. “Então, nessa situação os implantes são extremamente interessantes sempre que nesse problema inicial existir perdas dentárias”, explica Augusto. Dessa maneira, o implante dentário é reconhecido por sua solução estética, seja alterando-o ou trabalhando na sua manutenção, como já estava anteriormente. Vale destacar que pacientes em desenvolvimento facial ou com graves problemas de saúde são exemplos daqueles que não devem passar pelo procedimento.

Ainda tem dúvidas sobre o implante dentário? Veja como seu dentista pode ajudar

Receber a notícia de que irá usar um implante dentário pode desanimar muita gente e encher a cabeça de dúvidas. É normal! Contudo, conversar com o profissional é muito importante antes de tomar qualquer decisão. “É muito comum os pacientes acharem que o procedimento cirúrgico é muito invasivo e fugirem desse tratamento por anos”, comenta o dentista. De acordo com Augusto, o odontologista pode explicar o procedimento cuidadosamente, realizar o contato com outros pacientes que já tenham realizado e acalmá-lo. “Mostrar que é um procedimento simples, que vai melhorar muito sua qualidade de vida e até prevenir problemas futuros”, destaca ele.