Aplicativos que ajudam no bruxismo, escaneamento oral, laser, escova elétrica e reveladores de placa. As tecnologias vêm, cada vez mais, dominando espaço no mercado da odontologia. Já presente há algum tempo, a imagem digital também conquistou os consultórios. Muito útil em diversos procedimentos, essa técnica também pode ser utilizada para tratamentos estéticos. Já pensou em como seria poder ver o resultado final do procedimento antes mesmo dele iniciar? A dentista Kalina Diniz contou para o time do Sorrisologia quais são os benefícios da imagem digital. Veja a seguir!

A imagem digital aumenta a precisão dos dentistas

Essa ferramenta melhora o andamento da consulta como um todo. Kalina conta que, com a imagem, os profissionais conseguem eliminar o desconforto dos pacientes. Em métodos convencionais, como a moldagem, eles podem precisar ficar 1 minuto, ou mais, com a boca aberta. Em alguns casos já não há mais essa necessidade. Além disso, existem ainda outros benefícios. “O diagnóstico ficou mais preciso, as decisões clínicas sobre quais dentes devem ser restaurados ou substituídos ficaram mais seguros e a tranquilidade em determinar o nível de durabilidade funcional e estético de um tratamento também é maior”, completa.

Ter a imagem digital dos dentes é uma vantagem para tratamentos estéticos

Para o uso em tratamentos estéticos, a imagem digital envolve o uso de softwares avançados que conseguem reproduzir a arcada dentária e alterar algumas características. “Ela se baseia na manipulação digital por meio de simulação 3D para testar todo o percurso que a boca do paciente fará e o que é necessário para fazer o melhor planejamento”, explica ela.

Simulando tudo por meio das tecnologias, é possível mostrar o que cada opção estética pode fazer com o sorriso do paciente. “O dentista fornece uma ‘prévia’ do que será planejado e já permite, na frente da pessoa,, mostrar quais melhorias serão feitas neste processo”, comenta a especialista.

O planejamento 3D pode tranquilizar os pacientes

O planejamento feito pelas imagens faz com que as pessoas fiquem mais envolvidas no tratamento! ”O paciente torna-se mais ativo e participativo em cada etapa do tratamento, expressando sua opinião antes da execução final”, explica. Assim, o dentista também consegue identificar melhor quais são os desejos dele, executando tudo com uma maior eficácia. Dessa forma, quem está procurando, por exemplo, por um sorriso mais branco, pode ficar mais tranquilo quando essa ferramenta é usada. “Ele traz o paciente mais para perto do tratamento, estabelecendo uma relação de confiança com o dentista, o que faz com que o tratamento flua melhor, além de reduzir a ansiedade”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560