O herpes é uma doença que atinge diversos pacientes em diferentes idade. “É uma infecção viral que afeta 1/3 da população mundial”, destaca a dentista Liana França. O número de pessoas contaminadas pode ser explicado pela facilidade do vírus em se transmitir de uma pessoa a outra, através do contato direto. Contudo, é possível tomar alguns cuidados para evitar a manifestação do vírus, incluindo uma higiene bucal correta. Pensando nisso, a profissional veio explicar a importância dessa limpeza e como ela ajuda a driblar o aparecimento das lesões.

Saiba como se prevenir das crises de herpes labial

O herpes é um vírus extremamente contagioso. Para quem o contraiu, infelizmente, a doença não possui uma cura, estando sempre presente no organismo. O tipo mais comum entre os pacientes é o herpes labial. No entanto, as lesões também podem aparecer dentro da boca. “Para que o mesmo não se manifeste deve-se evitar traumas na região, exposição excessiva ao sol, muito estresse, falta de descanso, exposição ao frio e ao vento”, orienta a odontologista. E ainda, é possível seguir algumas orientações para a prevenção, como medicamentos, filtros solares e a recente laserterapia de baixa potência, que traz excelentes resultados.

Como a higiene bucal pode ajudar na prevenção do herpes labial?

A manifestação do herpes pode ser relacionada diretamente ao sistema imunológico do paciente. Quando este apresenta uma queda ou está mais debilitado, o vírus consegue vir à tona e resultar nas pequenas bolhas que coçam e ardem. Por isso, a higiene bucal pode ajudar nessa tarefa. Segundo a dentista, a limpeza mantém as gengivas e os dentes sempre saudáveis. Dessa maneira, ela serve como uma prevenção para o herpes labial. “Escove os dentes três vezes ao dia e passe o fio dental, além de utilizar enxaguantes bucais sem álcool”, indica Liana. Não deixe os cuidados bucais de lado e logo você vai perceber a diferença. Nada como manter sua boca limpa, refrescante e longe dos riscos do herpes, não é?

Veja os principais cuidados para evitar as lesões do herpes labial

Quando o herpes se manifesta, acaba trazendo alguns incômodos para o paciente. Além de dor, as lesões podem causar constrangimento por atrapalhar na estética do sorriso. Por isso, as possibilidades de se prevenir desse quadro são muito procuradas. E a profissional trouxe indicações importantes para esse momento. “A higiene bucal deve ser realizada de maneira suave, com escova de cerdas macias, evitando traumatizar a mucosa bucal e o lábio”, explica ela. Além disso, o paciente deve lembrar de trocar a escova de dentes após a cicatrização do herpes labial. Assim, a contaminação de outras áreas ou outras pessoas é evitada.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Liana França Araújo - Estomatologista e Mestre em Patologia Bucal
Niterói - RJ
CRO-RJ: 19174