Após escovar os dentes, você percebeu um certo inchaço na sua gengiva nada comum. O que pode estar causando esse sintoma? Muitos dentistas afirmam que uma higiene bucal incorreta reflete em uma série de danos para o sorriso, como o desgaste do esmalte dentário, machucados e um certo edema na mucosa bucal. Mas de que forma podemos fugir desse problema? O Sorrisologia com a ajuda de um especialista separou algumas dicas para deixar esse ritual mais seguro para a sua gengiva.

Por que a má higiene bucal causa esse efeito?

Existem muitos errinhos bobos que cometemos sem perceber durante a higiene bucal. Desde a quantidade de creme dental até praticar o hábito com muita pressa. Essas atitudes podem comprometer a saúde do seu sorriso e, principalmente, da sua gengiva de várias maneiras. Uma escovação feita em menos de dois minutos, por exemplo, não elimina totalmente a placa bacteriana entre os dentes e essa é a maior causa do inchaço no tecido gengival.

Outro motivo pelo qual o tecido fica volumoso é a força aplicada durante esse hábito. O tecido tende a ficar vermelho, dolorido e com algumas feridas, prejudicando até mesmo as próximas escovações. O mesmo acontece quando o fio dental é passado com muita pressão na gengiva. Além de ferir, causando um pequeno sangramento no local, a região fica bem inchada por algum tempo. Que situação!

Como fugir desse problema

Para acabar com esse problema, existem algumas soluções que podem ser aplicadas em apenas um ritual: a higiene. "É preciso começar a escovar os dentes e usar fio dental, sem força, regularmente", indica o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes. Não é necessário fazer essa limpeza com pressa. Mesmo se você estiver atrasado para algum compromisso importante, reserve ao menos dois minutos para a higiene do seu cartão de visitas. Faça tudo com suavidade, movimentos leves, deixando o trabalho todo para as cerdas, que vão varrer o acúmulo de sujeira dos seus dentes.

Ir ao dentista também ajuda

Mesmo com a higiene bucal em dia, não deixe de ir ao dentista. Com esse profissional, você consegue saber se a sua escovação está sendo bem feita, atualizar algumas técnicas, como passar o fio dental adequadamente ou até descobrir o motivo do inchaço na gengiva, que podem ser muitos. "Pessoas com gengivas inchadas podem estar sofrendo de doença gengival, irritação relacionada à comida ou bebida, cárie dentária, problemas na nutrição ou outras complicações bucais", afirma o especialista. Ele também vai indicar o melhor tipo de escova para cada tipo de necessidade.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Johnathan Marcondes - Cirurgião-Dentista
Parauapebas, PA
CRO-PA: 4456