Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
16.10.2017

Higiene bucal: comer entre as principais refeições pode trazer prejuízos

Expert

Dayany Sehnem

Dayany Sehnem

CRO- RJ 42830

Mestrando em Ciências Biológicas; Clínico geral, atuação em cirurgia oral menor, periodontia, odontologia estética e bichectomia.

Você já tomou o café da manhã, mas antes de chegar a hora do almoço já começa a bater aquela fome... Sua primeira reação é abrir o armário ou a geladeira para procurar alguma coisa para beliscar. Entre o almoço e a janta, a mesma coisa. Biscoitos, doces e petiscos são as escolhas mais fáceis nessas horas. No entanto, além de poder prejudicar sua saúde de forma geral, esse hábito também pode trazer danos para a sua saúde bucal. A dentista Dayany Sehnem conversou com o Sorrisologia para explicar por que é indicado evitar essa prática.

É importante seguir os horários das principais refeições

A saúde da nossa boca está ligada diretamente a uma alimentação equilibrada. "Para uma boa saúde bucal é fundamental uma dieta balanceada, rica em nutrientes, junto de uma higiene oral adequada após as refeições”, afirma a dentista. Além disso, segundo ela, também é importante evitar comer entre as principais refeições.

Com esse hábito de beliscar, além de diminuir o apetite para as principais refeições, é gerado um acúmulo de resíduos dos dentes. Nessas situações, não costumamos fazer a escovação após comer. “Quando não higienizados, esses resíduos possibilitam a formação de doenças bucais como gengivite, periodontite e cárie.”

O hábito de beliscar pode trazer prejuízos para a saúde bucal

Após a alimentação, especialmente de comidas que contêm açúcar, ocorre a diminuição do PH da boca. Isso faz com que ele se torne ácido, levando a uma desmineralização dentária e favorecendo o aparecimento de placa. Além disso, uma higiene oral inadequada ou ausente pode levar a formação de tártaro, podendo resultar no aparecimento das doenças periodontais. Durante a higiene bucal, os resíduos alimentares devem ser eliminados e o PH da boca normalizado. “O hábito de beliscar pode comprometer a saúde bucal, uma vez que nem sempre é acompanhado de uma higienização oral correta”, explica Dayany.

É importante escovar os dentes após qualquer refeição ao longo do dia

A profissional explica que manter uma boa higiene bucal após a alimentação e também antes de dormir, junto com o uso do fio dental, é importantíssimo para evitar problemas como a cárie, doença periodontal e mau hálito. “Vale lembrar que é necessário ter uma dieta balanceada, rica em alimentos saudáveis, evitando aqueles que são maléficos a nossa saúde”, afirma. Portanto, os doces ricos em açúcar devem ser evitados, principalmente fora do horário das grandes refeições.


Dessa forma, para ter uma boa saúde bucal é fundamental ter hábitos alimentares saudáveis, incluindo evitar alimentos cariogênicos, uma higiene oral frequente e correta e fazer visitas periódicas ao dentista. Não é tão difícil, né?

Mais Matérias: Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
Higiene Bucal
5 dicas de como preservar a sua escova de dentes elétrica por muito mais tempo
A escova de dentes elétrica já provou ser uma opção tecnológica que facilita (e...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
Higiene Bucal
Enxaguante bucal pode substituir a escovação dos dentes?
A higiene bucal é um autocuidado que não pode ser substituído por nada! Através desse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de prevenir
Higiene Bucal
Profilaxia dental: por que fazer? 6 problemas bucais que o procedimento é capaz de...
Ir ao dentista tem uma porção de vantagens. Desde tratar uma incômoda dor de dente , até...
com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres
CRO-SP:113237
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar? Saiba tudo sobre essa limpeza
Higiene Bucal
Limpeza do aparelho ortodôntico: como limpar cada modelo? Quais produtos de higiene devo usar?...
Você colocou aparelho ortodôntico recentemente e ainda está um pouco perdido com relação aos cuidados da higiene bucal. Fique sabendo que a limpeza é bem parecida com a que você fazia nos dentes antes do tratamento ortodôntico, mas com algumas etapas extras e produtos de higiene personalizados. Para...
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene bucal deve ser inserida na rotina da criança
Higiene Bucal
"Devo limpar a boca do bebê após a amamentação?" Especialista explica quando a higiene...
A higiene bucal é um cuidado que está presente desde os primeiros dias de vida de cada paciente....
com a participação de:
Aline Giampietro
CRO/SP: 83.818
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o problema?
Higiene Bucal
Perdi um dente: o que fazer? É possível reimplantar? Como isso pode acontecer e como prevenir o...
Engana-se quem pensa que perder um dente é algo incomum. Na verdade, existe uma série de fatores que podem contribuir para a perda dentária, como má higiene bucal, doenças periodontais e traumas. Mas, independente do fator causador, uma coisa é certa: conversar com um dentista para avaliar a...