Você recebeu o diagnóstico de que irá usar o aparelho ortodôntico e na sua cabeça logo surgiram muitas dúvidas relacionadas a esse assunto. É bem verdade que a vida de borrachinhas, braquetes e fios pode não ser fácil no início, mas com o tempo você logo se adapta a todos esses itens e entende a importância de cada um na busca por um sorriso saudável e mais harmônico. Pensando em esclarecer as principais questões sobre colocação de aparelhos dentários, o Sorrisologia conversou com a dentista Renata Paraguassu.

Com que idade posso iniciar o uso de aparelho ortodôntico fixo?

Apesar de quanto mais cedo, melhor, não existe limite de idade para o paciente fazer uma correção ortodôntica. O aspecto fundamental para que qualquer procedimento seja realizado é estar com a saúde bucal em dia. A dentista completa: “Além de está com a boca saudável, é necessário que esse paciente faça uma avaliação com o ortodontista, a fim de verificar se, realmente, é necessário o tratamento”.

Os principais benefícios do aparelho ortodôntico

Embora a importância de ter um sorriso bonito nunca deva ser subestimada, o benefício principal de um tratamento ortodôntico é trazer mais saúde e boa oclusão para os dentes e gengiva. Renata afirma que existem casos onde o aparelho é essencial. “Dentes apinhados trazem maior dificuldade de higienização, e com isso maior risco ao aparecimento de cáries e doenças gengivais”, diz. Dores de cabeça e disfunções nas articulações da mandíbula podem ter sua causa associada à mordida desequilibrada, e os aparelhos ortodônticos entram como uma excelente solução para pacientes que sofrem com esses problemas.

Os principais cuidados durante o tratamento ortodôntico

Primeiramente, o paciente deve manter uma higiene bucal impecável e existem produtos específicos para auxiliá-lo nesse processo como escova ortodôntica, escova interdental e passa-fio. “O ideal é usar uma escova de cerdas bem macias e caprichar no uso do fio dental. Além disso, a alimentação também merece um olhar mais atento. Alimentos duros ou pegajosos devem ser evitados para que não ocorram danos nas peças ortodônticas”, completa.

Aparelho fixo pode causar sensibilidade?

Vale ressaltar que a sensibilidade dolorosa nos dentes após uma ativação ortodôntica é super comum. Entretanto, o grau desse problema tem diferentes níveis sendo uma característica particular de cada pessoa. “ Existe um desconforto ao mastigar, nas primeiras 72 horas e, depois, ele não deve ocorrer mais”, comenta. Caso algum desconforto persista por mais do que o tempo limite, é recomendado que você procure o profissional especializado para avaliar seu quadro e entender o que está acontecendo.

Quanto tempo é preciso usar o aparelho fixo?

O tempo de um tratamento ortodôntico varia de caso a caso e só pode ser estimado pelo ortodontista após uma avaliação precisa. Além disso, a profissional comenta: “ É importante ser ressaltado que um paciente que possui uma boa saúde bucal e segue as orientações do ortodontista, sempre ajuda a manter a qualidade do tratamento”.

É verdade que o aparelho pode escurecer ou amarelar os dentes?

Mesmo sendo uma dúvida muito comum, não há alteração de cor nos dentes quando o paciente decide pelo tratamento ortodôntico. Essas mudanças de coloração estão normalmente relacionadas a hábitos como cigarro ou uso de alimentos/bebidas muito pigmentados como café, vinho e similares, somado à falta de higiene adequada. A profissional finaliza. “Essas alterações também podem ser fruto de algum traumatismo dentário ocorrido no dente ou uso de certos tipos de medicamentos”.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Renata Paraguassu - Especialista em Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Implantodontia
Niterói - RJ
CRO-RJ: 24711