Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
30.05.2018

Gravidez provoca problemas periodontais? Veja mitos e verdades sobre a saúde bucal durante a gestação

  A atenção com a saúde durante a gravidez é de suma importância. E a cavidade bucal também merece esse cuidado. Com as orientações da profissional, veja alguns mitos e verdades desse momento
A atenção com a saúde durante a gravidez é de suma importância. E a cavidade bucal também merece esse cuidado. Com as orientações da profissional, veja alguns mitos e verdades desse momento

Expert

Katyuscia Lurentt

Katyuscia Lurentt

CRO-RJ: 31787

Especializada no tratamento de malformações da face e cirurgia ortognática, é pós-graduada em cirurgia bucomaxilar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atuou como professora de Cirurgia Oral na UFRJ e é membro do Serviço de Cirurgia Bucomaxilofacial do Hospital Adventista Silvestre, além de vice-presidente da ONG Nova Chance, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro. Fez parte da equipe fixa do Guyana Adventist Hospital, Guyana, pelo período de um ano. Hoje, participa de projetos sociais no Rio de Janeiro.

Quando a mulher engravida, em especial pela primeira vez, é um momento de grandes aprendizados e descobertas. A partir de agora tudo é pensado por dois, para que durante e após a gestação, mamãe e bebê tenham saúde plena e bem-estar. A lista de cuidados, no entanto, é grande, para que tudo ocorra dentro da normalidade. Você sabia que a saúde bucal está incluída nela? Porém, nem tudo é como falam. É verdade que dentes e gengivas merecem uma atenção especial nesse momento, mas também existem muitas histórias que merecem ser desmistificadas, pois só geram preocupação desnecessária nas futuras mamães. Pensando nisso, a dentista Katyuscia Lurrent apontou mitos e verdades sobre esse assunto. Fique por dentro!

É preciso ter um acompanhamento com o dentista?

Verdade. O pré-natal é uma etapa conhecida na gravidez. Desde o início da gestação, esse acompanhamento visa ter informações sobre a saúde e bem-estar do bebê. Outro cuidado importante é manter visitas trimestrais ao cirurgião-dentista. Então, o dentista pode avaliar, orientar e evitar as possíveis inflamações, doenças gengivais e cáries na paciente. “Nesse período, a higienização com escovação adequada, sempre após as refeições, e o uso correto e diário do fio dental são imprescindíveis, mesmo que seja observado um pouco de sangramento nas gengivas”, orienta a odontologista.

Todas as grávidas apresentam problemas periodontais?

Mito. Muitas grávidas se queixam de inflamações e aparecimento de doenças periodontais. O quadro acaba deixando uma preocupação, pois pode ocasionar em um parto prematuro, abaixo de 37 semanas. Esse cenário é influenciado pelo organismo da gestante, que fica mais vulnerável nesse período, especialmente devido às alterações hormonais que traz uma maior vascularização gengival. “Dessa forma, a gengiva fica mais suscetível. No entanto, o que causa inflamações é a placa bacteriana, e não a gravidez”, esclarece a profissional. Por isso, fique atenta aos cuidados e orientações do dentista para evitar esses quadros.

A amamentação pode enfraquecer os dentes?

Mito. “A amamentação não enfraquece os dentes, mas a alimentação precisa ser balanceada, de acordo com as novas necessidades da mulher”, destaca Katyuscia. O cálcio é um elemento principal para esse quadro. Se esse nutriente não estiver sendo consumido adequadamente, o próprio organismo busca outras reservas, como no esqueleto. Geralmente, as pessoas acreditam que essa retirada é feita nos dentes, que geraria o enfraquecimento, o que não é verdade.

O escurecimento dos dentes realmente acontece na gravidez?

Mito. Muitas pessoas são levadas a acreditar que o escurecimento dos dentes pode acontecer durante a gestação. Entretanto, a dentista ressalta que não há relatos científicos que consigam relacionar esse quadro a esse momento. “Normalmente, esse processo está ligado à idade e aos hábitos de cada pessoa, como, por exemplo, o consumo de cigarros, café e má higiene oral”, explica ela.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Katyuscia Lurentt - Especializada em malformações da face e cirurgia ortognática e pós-graduada em cirurgia bucomaxilar
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 31787

Mais Matérias: Gengiva
Sensibilidade dentária após a gengivoplastia: é normal ter? Descubra como aliviar essa dor de dente
Gengiva
Sensibilidade dentária após a gengivoplastia: é normal ter? Descubra como aliviar essa...
A gengivoplastia é um tratamento bastante procurado nos consultórios dentários. Simples e...
com a participação de:
Kalina Diniz
CRO-SP: 110560
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados para preveni-la ainda na gengivite
Gengiva
Quanto tempo dura a periodontite? Saiba como tratar a doença bucal e todos os cuidados...
A periodontite é uma das doenças bucais mais perigosas que podem atingir o seu sorriso. Causada pela...
com a participação de:
Renata Ribeiro Horn
CRO/RJ: 30422
Gengiva inchada e sangrando após o uso da escova de dentes elétrica: preciso interromper o uso?
Gengiva
Gengiva inchada e sangrando após o uso da escova de dentes elétrica: preciso...
Você notou a gengiva inchada e sangrando depois de usar a escova de dentes elétrica? Isso pode ser um...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios desse produto de higiene bucal
Gengiva
A escova de dentes elétrica ajuda no tratamento da gengivite? Entenda os benefícios...
Por qual motivo você escova os dentes? Apenas por ser uma obrigação ou para que o seu sorriso...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO /RJ 38947
Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?
Gengiva
Doenças bucais, como a gengivite, podem prejudicar o tratamento do coronavírus?
Gengivite, periodontite, cárie...  Essas doenças bucais são um verdadeiro perigo para...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
Gengiva
Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos
A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite , acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no...