Não é gostosa a sensação de frescor e limpeza que sentimos ao acabar de escovar os dentes? Além da sensação, de fato, nossa boca fica mais protegida contra doenças bucais. Contudo, existem pacientes que mesmo após essa escovação, permanecem com um gosto ruim na boca. Por que será? Em geral, comidas com sabor muito intenso, seja cebola, alho e pimenta, podem intensificar a ponto de deixar um textura na língua, quando a higiene bucal não é feita logo, causando esse gosto ruim. Mas existem outros fatores que causam esse sintoma e, para entendê-los melhor, contamos com a ajuda da dentista Beatriz Bussab. Veja a seguir!

O que pode influenciar o gosto ruim na boca?

Pode aparecer depois de você comer algo ou após a escovação bucal, o gosto ruim na boca é um incômodo comum para muitos pacientes. Na maioria dos casos, os pacientes caracterizam o gosto como amargo. “Gosto ruim na boca pode ter várias causas, entre elas a má higienização bucal”, destaca a profissional. O quadro pode ser um sinal de um problema mais simples, como citou a especialista, ou também estar relacionado a casos mais sérios, como uma infecção local causada por fungos ou consequência de refluxo.

No caso de gosto ruim na boca, o que pode estar acontecendo?

Para os pacientes que estão apresentando o gosto ruim por muito tempo ou com frequência, a indicação é procurar o dentista para que avalie o quadro e descubra o causador do problema. Assim como destacado acima, existem diversas possíveis causas. Um caso comum é essa reclamação partir de pacientes fumantes, que utilizam determinados remédios, como antidepressivos, ou também com refluxo. Outro possível motivo, como ressalta a especialista, são os problemas gengivais.

Saiba as indicações e tratamentos para dar um fim ao gosto ruim

Se você teve esse sintoma, sabe muito bem como não é agradável sentir gosto ruim na boca. E não pense que é apenas mascar um chiclete que está tudo resolvido. A tática pode até amenizar o incômodo por alguns instantes, mas não elimina o problema. Para isso, a profissional recomenda. “Deve-se sempre manter a higienização bucal e descobrir a causa por um profissional”.

A limpeza deve ser realizada, pelo menos, três vezes ao dia. “Porém as cerdas da escova não alcançam toda a superfície do dente, sendo necessário o uso do fio dental todos os dias”, completa ela. Outra recomendação da dentista para amenizar o gosto ruim na boca é evitar o consumo de alimentos ricos em carboidratos e manter as visitas regulares ao consultório. “Visite seu dentista a cada 6 meses para uma avaliação e uma limpeza dental”, finaliza.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369