Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
14.05.2021

Gengivite e periodontite são a mesma coisa?

  Descubra as principais diferenças entre gengivite e periodontite e saiba como tratar os quadros
Descubra as principais diferenças entre gengivite e periodontite e saiba como tratar os quadros

Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma coisa? Existem diferenças entre os tratamentos das duas condições? Para esclarecer de uma vez por todas essas questões, o Sorrisologia reuniu todas as informações sobre esses quadros. Veja só!

Gengivite vs. periodontite: diferença entre os quadros está no estágio da inflamação

Embora sejam duas doenças inflamatórias causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, a gengivite e a periodontite não são a mesma coisa. A primeira é o primeiro estágio da inflamação e costuma surgir devido à falta de eliminação de bactérias e resíduos durante a higiene bucal. Quando aderidos à superfície dental, esses agentes favorecem o surgimento de outras doenças bucais, como o tártaro ou a cárie que, por sua vez, resultam na gengiva inflamada e sangrando.

Quando não tratada, a gengivite pode evoluir para a periodontite, que é o estágio mais grave da doença periodontal. Capaz de comprometer os tecidos da sustentação do dente, a periodontite pode trazer prejuízos ainda maiores para sua saúde bucal, resultando em retração da gengiva, reabsorção óssea e até mesmo perda dentária.

Os sintomas da gengivite e periodontite também apresentam variações

A presença de sintomas parecidos é um dos principais motivos por trás da confusão entre gengivite e periodontite. Ainda que os dois quadros sejam caracterizados pela gengiva inflamada e sangrando, existem alguns sinais que podem ajudar os pacientes a identificar a diferença entre essas doenças bucais.

Um quadro de gengivite, por exemplo, costuma apresentar inchaço, vermelhidão e sangramento espontâneo no tecido gengival. Já a periodontite, esses sintomas tendem a ser mais intensos e acompanhados de outros, como mau hálito persistente, alteração no paladar e dentes alongados devido à retração gengival.

Periodondite e gengivite: tratamento é baseado em mudanças nos hábitos de higiene bucal

Pode até parecer óbvio, mas a principal forma de tratar tanto a periodontite quanto a gengivite é através da mudança nos hábitos de higiene bucal. Justamente por se tratarem de doenças causadas pelo acúmulo de placa bacteriana, é preciso que o paciente redobre os cuidados durante a escovação - incluindo o uso de fio dental, limpeza dos dentes após todas as refeições e visitas frequentes ao dentista. Além disso, vale apostar em produtos que ajudem a promover uma limpeza dos dentes mais eficaz. A escova de dentes elétrica, por exemplo, possui movimentos de rotação capazes de remover até 100% da placa bacteriana.

No entanto, vale ressaltar que, em alguns casos de periodontite, um tratamento mais invasivo pode ser necessário. Por isso, é importante que o consulte um cirurgião-dentista para avaliar o estágio da doença. Em algumas situações, são feitas raspagens, remoção de tártaro, limpeza e uso de medicação para tratar a inflamação.

Mais Matérias: Gengivite
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
Gengivite
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer...
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
Gengivite
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
A gengivite é uma doença bucal que atinge o tecido gengival e pode causar uma série de incômodos, incluindo sangramento, inchaço e vermelhidão. Apesar de ser um quadro bastante comum, existem alguns cuidados simples e diários com a sua higiene bucal que podem fazer toda a diferença e...
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Gengivite
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade , se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve...
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas desse sintoma
Gengivite
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas...
Lidar com a gengiva sangrando pode até ser uma situação comum, mas é sempre um alerta...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Gengivite
Gengiva sangrando: o que pode ser? Dentista revela 6 motivos por trás do quadro
Notar a gengiva sangrando é um quadro mais comum do que se imagina. Ainda assim, é importante...
com a participação de:
Rita Ventura
CRO-RJ: 42601
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
Gengivite
Gengivite tem cura? Especialista explica como lidar com o problema
A gengivite é uma doença bucal mais comum do que se imagina e que pode surgir em qualquer idade....
com a participação de:
Maurício Duarte da Conceição
CRO-SP: 34.205