Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
12.04.2016

Gengivite causa mau hálito? Confira a explicação de uma profissional

Na presença da gengivite o odor ruim é causado pelo acúmulo de placa bacteriana. Use fio dental diariamente
Na presença da gengivite o odor ruim é causado pelo acúmulo de placa bacteriana. Use fio dental diariamente

Expert

Fabíola Chaves Fernandes

Fabíola Chaves Fernandes

CRO-RJ: 20417

Graduação em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo. Especialista em Periodontia pela Odontoclínica de Aeronáutica Santos Dumont. Especialista em Odontogeriatria pela Odontoclínica Central do Exército.

Quem nunca comeu um sanduíche com cebola ou aquela pizza de alho e ficou com mau hálito depois? Esse cheiro ruim é inevitável, até porque são alimentos com sabores pungentes que permanecem na boca e nos pulmões por algumas horas. No entanto, existem doenças sérias que atacam os dentes e gengivas e causam o mesmo efeito ou pior, como a gengivite. Ainda bem que existe um meio de evitar e reverter essa situação. Quem explica é a Periodontista Fabíola Chaves.

Bactérias perigosas

Não dá pra fugir das bactérias, até porque a boca é formada por milhares delas. Existem aquelas boas, que convivem em harmonia com os dentes, e as ruins que são vindas normalmente de alguns alimentos que comemos. Se essas últimas forem acumuladas, ou seja, se não houver uma boa higiene bucal após a ingestão, pode se transformar no acúmulo de placa bacteriana. Tudo isso resulta em uma gengivite e, consequentemente, no mau hálito. "As bactérias da boca metabolizam a sacarose e a transformam em substâncias alcoólicas, como o ácido láctico. O acúmulo de bactérias causa mau odor", conta Fabíola.

Elimine a gengivite e tenha um hálito fresco

"A gengivite ocorre principalmente pela falta do uso do fio dental", garante. É importante praticar uma higiene mecânica, com fio e escovação, para retirar todo acúmulo de placa bacteriana. Isso precisa ser aplicado em toda a boca, até mesmo na língua, onde fica a maioria das bactérias. "Se o mau hálito for causado pela gengivite, eliminando a doença conseguimos acabar com o mau odor". Por isso uma visita ao dentista é sempre muito importante para seguir o tratamento ideal e se livrar da doença.

Dica: Quem tem mau hálito, normalmente, não se dá conta do problema. A melhor atitude é avisar ao portador sobre o mau cheiro bucal de uma maneira bem honesta e gentil, sem agredir sua autoestima. Desta forma você está ajudando o amigo e ele tem a oportnidade de evitar a evolução de doenças bucais.

Higiene bucal previne doenças 

Para não ter nenhuma complicação, o ideal é praticar uma boa limpeza sempre. "Fazer a correta higiene oral com fita/fio e escova, duas vezes ao dia, para que todas as superfícies dentárias devem ser higienizadas", conclui. Use um creme dental que deixe aquele cheirinho fresco na boca e protege as gengivas de futuras inflamações. Não esqueça que a quantidade na escova de dentes precisa ser equivalente a um grãozinho de arroz. Seu hálito ficará sempre refrescante e bem longe da gengivite.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Fabíola Chaves Fernandes - Especialista em Periodontia e Odontogeriatria
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 20417

Mais Matérias: Gengivite
Gengiva sangrando: 3 formas de tratar o quadro para garantir a sua saúde bucal
Gengivite
Gengiva sangrando: 3 formas de tratar o quadro para garantir a sua saúde bucal
Notar a gengiva sangrando é algo que sempre faz acender um alerta de preocupação para os...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
Gengivite
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer...
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Gengivite
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
Gengivite
Como a escova de dentes elétrica pode prevenir gengivite?
A gengivite é uma doença bucal que atinge o tecido gengival e pode causar uma série de incômodos, incluindo sangramento, inchaço e vermelhidão. Apesar de ser um quadro bastante comum, existem alguns cuidados simples e diários com a sua higiene bucal que podem fazer toda a diferença e...
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Gengivite
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade , se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve...
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas desse sintoma
Gengivite
O acúmulo de tártaro no dente pode causar sangramento na gengiva? Descubra as causas...
Lidar com a gengiva sangrando pode até ser uma situação comum, mas é sempre um alerta...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380