Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
21.12.2017

Gengiva sangrando e alimentação: qual é a relação?

Você sabia que sua alimentação pode influenciar na saúde da sua gengiva? Saiba mais com uma especialista no assunto
Você sabia que sua alimentação pode influenciar na saúde da sua gengiva? Saiba mais com uma especialista no assunto

Expert

Michele Caldas

Michele Caldas

CRO-RJ: 28587

Formada na Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO. Especialista em Periodontia pela UNIGRANRIO. Especialista em Implantodontia pela PUC.

Você morde um alimento mais duro e percebe um pouco de sangue. Depois, ao escovar os dentes, a situação também se repete. Pode ser que você esteja aplicando muita força na escovação ou ao passar o fio dental, mas o mais provável é que sua gengiva esteja inflamada. A gengivite é um problema causado pelo acúmulo de placa bacteriana, e que pode se desenvolver para quadros mais graves caso não seja tratada. Mas qual será a relação entre esse quadro e a alimentação? O Sorrisologia conversou com a especialista Michele Caldas para saber mais sobre o assunto.

Bebidas alcoólicas e refrigerantes podem trazer prejuízos para a gengiva

O que nós comemos tem grande influência na nossa saúde, disso nós já sabemos. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem alimentos que podem contribuir para a saúde da gengiva, tanto positiva quanto negativamente. Dos que podem prejudicar, a bebida alcoólica entra nessa lista. “A bebida alcoólica tem substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva, que é responsável por ajudar a remover o resto de alimentos que ficam na boca”, esclarece Michele. Além disso, a falta de saliva faz com que a boca fique seca, se tornando um ambiente favorável para o desenvolvimentos de bactérias e consequentemente a cárie. A profissional lembra que refrigerantes também podem trazer prejuízos, por sua acidez.

Vitamina C é a principal aliada de uma gengiva saudável

Entre os alimentos que podem contribuir para a saúde dessa região são os que contém vitamina C, como laranja, limão, manga e o brócolis, entre muitos outros. “Sem dúvida alguma a Vitamina C é a maior aliada à saúde da gengiva”, afirma a profissional. Ela aumenta a imunidade e é um antioxidante poderoso para a região. Essa vitamina também exerce um grande poder na hora da cicatrização. “O ideal é aumentar esse consumo com frutas e verduras que contém esta vitamina após uma cirurgia por exemplo, para exercer a missão de reparar e cicatrizar”, recomenda ela.

Água e alimentos com fibras atuam na limpeza dos dentes

Outro grande aliado para a saúde da gengiva, e a saúde bucal em geral, é a água. “A água é o melhor contribuinte para a limpeza dos dentes, a principal”, afirma ela. Ingerir bastante água durante o dia ajuda na produção de saliva, elimina restos de alimentos e mantém a boca hidratada.

Além dela, as fibras também são excelentes alimentos com essa função. “Elas ajudam a evitar a formação de placa bacteriana ao redor dos dentes”, explica. Isso, por sua vez, contribui para uma gengiva saudável, sem inflamações e sangramentos.

Tenha uma gengiva saudável e livre de problemas

Outra dica em relação à alimentação para evitar o desenvolvimento de problemas dentários e gengivais é evitar ou equilibrar o consumo de alimentos cariogênicos, que são ricos em açúcar. “Ter uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis e escovar os dentes todos os dias pelo menos três vezes, principalmente antes de dormir, são os melhores hábitos de uma pessoa que quer ter um sorriso invejável”, recomenda.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Michele Caldas - Especialista em Periodontia e em Implantodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 28587

Mais Matérias: Gengiva
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
Gengiva
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer...
Abscesso dental: o que pode causar esse problema?
Gengiva
Abscesso dental: o que pode causar esse problema?
O abscesso dentário é um problema bucal mais comum do que se imagina. Caracterizado como uma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Gengiva
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Você já ouviu falar em bolsa periodontal ? Conhecida como o principal sinal da periodontite, forma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Gengiva
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as bolinhas?
Gengiva
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as...
A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Gengiva
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade , se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve...