Você morde um alimento mais duro e percebe um pouco de sangue. Depois, ao escovar os dentes, a situação também se repete. Pode ser que você esteja aplicando muita força na escovação ou ao passar o fio dental, mas o mais provável é que sua gengiva esteja inflamada. A gengivite é um problema causado pelo acúmulo de placa bacteriana, e que pode se desenvolver para quadros mais graves caso não seja tratada. Mas qual será a relação entre esse quadro e a alimentação? O Sorrisologia conversou com a especialista Michele Caldas para saber mais sobre o assunto.

Bebidas alcoólicas e refrigerantes podem trazer prejuízos para a gengiva

O que nós comemos tem grande influência na nossa saúde, disso nós já sabemos. Mas o que nem todo mundo sabe é que existem alimentos que podem contribuir para a saúde da gengiva, tanto positiva quanto negativamente. Dos que podem prejudicar, a bebida alcoólica entra nessa lista. “A bebida alcoólica tem substâncias que corroem os tecidos da boca, gengivas, bochechas e dentes, diminuindo a produção de saliva, que é responsável por ajudar a remover o resto de alimentos que ficam na boca”, esclarece Michele. Além disso, a falta de saliva faz com que a boca fique seca, se tornando um ambiente favorável para o desenvolvimentos de bactérias e consequentemente a cárie. A profissional lembra que refrigerantes também podem trazer prejuízos, por sua acidez.

Vitamina C é a principal aliada de uma gengiva saudável

Entre os alimentos que podem contribuir para a saúde dessa região são os que contém vitamina C, como laranja, limão, manga e o brócolis, entre muitos outros. “Sem dúvida alguma a Vitamina C é a maior aliada à saúde da gengiva”, afirma a profissional. Ela aumenta a imunidade e é um antioxidante poderoso para a região. Essa vitamina também exerce um grande poder na hora da cicatrização. “O ideal é aumentar esse consumo com frutas e verduras que contém esta vitamina após uma cirurgia por exemplo, para exercer a missão de reparar e cicatrizar”, recomenda ela.

Água e alimentos com fibras atuam na limpeza dos dentes

Outro grande aliado para a saúde da gengiva, e a saúde bucal em geral, é a água. “A água é o melhor contribuinte para a limpeza dos dentes, a principal”, afirma ela. Ingerir bastante água durante o dia ajuda na produção de saliva, elimina restos de alimentos e mantém a boca hidratada.

Além dela, as fibras também são excelentes alimentos com essa função. “Elas ajudam a evitar a formação de placa bacteriana ao redor dos dentes”, explica. Isso, por sua vez, contribui para uma gengiva saudável, sem inflamações e sangramentos.

Tenha uma gengiva saudável e livre de problemas

Outra dica em relação à alimentação para evitar o desenvolvimento de problemas dentários e gengivais é evitar ou equilibrar o consumo de alimentos cariogênicos, que são ricos em açúcar. “Ter uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis e escovar os dentes todos os dias pelo menos três vezes, principalmente antes de dormir, são os melhores hábitos de uma pessoa que quer ter um sorriso invejável”, recomenda.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Michele Caldas - Especialista em Periodontia e em Implantodontia
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 28587