Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
07.10.2020

Gengiva inchada e sensível durante o período menstrual: 3 maneiras de aliviar esses incômodos

A sua gengiva está inchada e bastante sensível, e esses sintomas coincidiram com o seu período menstrual? A verdade é que, esses sinais, embora pareçam muito com os da gengivite, acabam sendo bem comuns durante a menstruação, devido a alteração hormonal da mulher ao longo ou no início do ciclo. A boa notícia é que dá para aliviar os incômodos com alguns cuidados caseiros bem simples. Veja só!

1. Usar um creme dental específico para tratar a gengiva

Que tal usar um creme dental que ajuda a tratar e prevenir esses e outros problemas gengivais? Diferente dos outros cremes, essa opção é específica para proteger e tratar a gengiva, ajudando a eliminar a placa bacteriana que se acumula na região e outras bactérias responsáveis pela gengivite.

Além disso, a pasta melhora a sensibilidade e saúde do tecido gengival, evitando que a região tenha um problema mais sério, como a periodontite. Se você não quer ter essas complicações, inclua esse cuidado na sua rotina de higiene bucal pra já! Depois da escovação, não deixe de usar o fio dental e finalizar com o enxaguante de costume.

2. Fazer bochecho com água morna e sal

Outra solução caseira e que pode ajudar bastante é realizar um bochecho com água morna e sal. Essa solução consegue aliviar a dor e um qualquer outro problema de uma possível infecção. Isso acontece porque o sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido que está sensibilizado.

3. Fazer compressa com gelo para amenizar o inchaço

Chupar uma pedrinha de gelo ou fazer uma compressa de bolsa de água fria na bochecha também pode trazer um alívio da dor na gengiva. O gelo reduz o fluxo sanguíneo na região e ajuda no desinchar o local que está afetado. Você vai ver como a sua gengiva vai melhorar bastante após esse ritual. 

Se o incômodo não passar, vá ao dentista!

Você já tentou de tudo, mas mesmo assim a dor e o inchaço continuam tomando conta da sua gengiva. Neste caso, a melhor solução é ir ao dentista averiguar o caso. Mesmo estando no período menstrual, é possível que outros fatores tenham causado uma gengivite, como a falta de higiene bucal ou a alta ingestão de doces. 

Procure ajuda o quanto antes e prevenir que o quadro evolua para uma possível periodontite - se chegar a este ponto, você correrá um risco enorme de perder os dentes. Lembre-se que sua saúde oral vem em primeiro lugar!

Mais Matérias: Gengiva
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para gengivite
Gengiva
O que é bom para desinflamar a gengiva? Dentista revela 7 tratamentos eficazes para...
Além dos dentes, a gengiva é uma parte da arcada dentária que guarda muita sensibilidade. Esse...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na odontologia
Gengiva
Escaneamento intraoral: o que é? Para que serve? Conheça mais sobre essa tecnologia na...
A tecnologia e a odontologia andam lado a lado. As novas técnicas podem ser usadas para tratar uma...
com a participação de:
Rhianna Barreto
CRO-RJ:37448
Bolha na gengiva é um sinal de gengivite? Dentista explica se há relação entre os dois problemas bucais
Gengiva
Bolha na gengiva é um sinal de gengivite? Dentista explica se há relação entre os dois...
Você notou o surgimento de uma bolha na gengiva ? Então, é importante ligar o sinal de alerta!...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Retração gengival: por que isso acontece? 5 motivos que podem causar esse problema
Gengiva
Retração gengival: por que isso acontece? 5 motivos que podem causar esse problema
Você tem notado que seus dentes estão mais aparentes e sua gengiva menor do que o normal? Fique atento: esses são sinais bem comuns de uma recessão ou retração gengival . Esse problema pode atingir o sorriso de muita gente, causando sensibilidade, cárie e uma aparência estética...
Gengivoplastia: você sabe o que é? Para que serve? Quem pode fazer? Quais os riscos e cuidados do procedimento?
Gengiva
Gengivoplastia: você sabe o que é? Para que serve? Quem pode fazer? Quais os riscos e cuidados do...
Você não está satisfeito com o seu sorriso por conta da gengiva que é grande e espaçosa? A boa notícia é que existem várias opções de tratamento para melhorar o sorriso gengival , uma delas é a gengivoplastia. Conhece esse procedimento odontológico? O Sorrisologia fez...
5 coisas que podem contribuir para a saúde da sua gengiva (infográfico)
Gengiva
5 coisas que podem contribuir para a saúde da sua gengiva (infográfico)
Embora os dentes sejam sempre a primeira preocupação dos pacientes, existe outra parte da boca que merece uma atenção redobrada: a gengiva . Responsável por revestir o osso e sustentar a arcada dentária, ela é um elemento que pode fazer toda diferença não só para a beleza do seu...