Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
26.11.2020

Gengiva inchada e sangrando após o uso da escova de dentes elétrica: preciso interromper o uso?

O sangramento gengival pode estar ligado à uma série de fatores, incluindo o uso da escova de dentes elétrica. Saiba mais!
O sangramento gengival pode estar ligado à uma série de fatores, incluindo o uso da escova de dentes elétrica. Saiba mais!

Expert

Rhianna Barreto

Rhianna Barreto

CRO-RJ:37448

Cirurgia bucomaxilofacial, Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular e Odontologia Hospitalar

Você notou a gengiva inchada e sangrando depois de usar a escova de dentes elétrica? Isso pode ser um sinal de alerta! Existe uma série de razões para essa situação, que vão desde um quadro de gengivite ao mau uso do acessório para higiene bucal. Mas será que é necessário interromper a escovação com essa ferramenta? O Sorrisologia conversou com a dentista Rhianna Barreto que trouxe orientações para essa situação.

Gengiva inchada e sangrando: o que pode ser?

Antes de mais nada, é importante entender que o sangramento da gengiva durante a escovação é sinônimo de que há algum problema. De acordo com a profissional, o quadro pode ser um alerta para doenças bucais. “A gengiva inchada e sangrando, muita das vezes, é um sintoma de patologias, como a gengivite e a inflamação gengival”, explica.

Nesse caso, as causas do sangramento estão ligados à higiene bucal. “A má escovação e a falta de uso do fio dental resultam no acúmulo de placa bacteriana e tártaro, que são os grandes responsáveis pela gengivite”, afirma. Justamente por isso, assim que perceber o sintoma, o ideal é marcar uma consulta com o dentista para identificar a causa do quadro e, assim, garantir o tratamento adequado.

É preciso interromper o uso da escova de dentes elétrica ao notar a gengiva sangrando?

Se você tem o costume de usar a escova de dentes elétrica durante a higiene bucal, certamente já deve ter se perguntado se a ferramenta é o fator responsável por causar o sangramento e o inchaço na gengiva. Por isso, a dentista adianta: o sangramento ocorre apenas quando há o uso inadequado do acessório. “A escova de dente elétrica já tem por si só a rotação e vibração adequada, ou seja, não é necessário que o paciente coloque "força" na escovação.

Quando isso acontece, o resultado pode ser uma gengiva inchada e sangrando”, revela Rhianna. Porém, ao perceber a gengiva sangrando nesse momento de higiene, o profissional recomenda não interromper a ação. “O paciente não deve suspender o uso e a escovação. Na verdade, o ideal é procurar o seu dentista de confiança para garantir a instrução de uso da escova e de higiene oral”, aconselha a especialista.

Saiba os cuidados necessários para aliviar o sangramento e inchaço na gengiva

Ao notar um sangramento na gengiva, o primeiro passo é sempre procurar um profissional para avaliar o quadro e descobrir o que pode estar acontecendo, indicando assim a melhor maneira de cura para o diagnóstico. Ainda assim, existem algumas medidas que podem ser tomadas em casa para amenizar o quadro. “Pode-se utilizar água oxigenada de 10 volumes ou colutórios à base de clorexidina 0,12% para bochechar e desinflamar a gengiva. Além disso, a escovação e o uso do fio dental após todas as refeições é fundamental”, ressalta a dentista. Mas lembre-se: se os sintomas persistirem, não hesite em procurar ajuda.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ:37448

Mais Matérias: Gengiva
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
Gengiva
Gengivite pode causar outros problemas bucais?
A gengivite é uma doença comum que pode comprometer bastante a sua saúde bucal. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, a condição apresenta sintomas como gengiva inflamada, mau hálito e inchaço no tecido gengival. Quando não diagnosticada e tratada corretamente, a gengivite pode trazer...
Abscesso dental: o que pode causar esse problema?
Gengiva
Abscesso dental: o que pode causar esse problema?
O abscesso dentário é um problema bucal mais comum do que se imagina. Caracterizado como uma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Gengiva
Bolsa periodontal: descubra as principais causas do problema e como tratar
Você já ouviu falar em bolsa periodontal ? Conhecida como o principal sinal da periodontite, forma...
com a participação de:
Juliana Portes
CRO-RJ: 43653
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Gengiva
Gengivite e periodontite são a mesma coisa?
Atire a primeira pedra quem nunca confundiu gengivite com periodontite ou vice-versa. Caracterizadas por sintomas similares, como gengiva inflamada, inchaço e sangramento, essas doenças que atingem o tecido gengival ainda geram uma série de dúvidas entre os pacientes. Afinal, gengivite e periodontite são a mesma...
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as bolinhas?
Gengiva
Afta na gengiva perto do dente: o que causa? Qual é o melhor remédio para tratar as...
A afta na gengiva é um problema bucal mais comum do que se imagina e que pode causar muitos incômodos...
com a participação de:
Ana Elisa da Silva
CRORS 13490
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Gengiva
Pasta de dente para gengivite: qual é o melhor produto para tratar a inflamação na gengiva?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade , se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve...