Faz tempo que você não vai ao dentista e quando finalmente marcou uma consulta, o profissional localizou uma cárie no seu dente. Essa lesão normalmente é tratada através do procedimento de restauração, feito com a broca - famoso “motorzinho”. Mas e se remover uma cárie dentária fosse mais simples? E se o tratamento não precisasse abrir um buraco no seu sorriso? Na verdade, já existe uma técnica da odontologia mais simples de fazer isso: o uso de um gel que elimina essas bactérias, sem precisar de quase nenhuma manipulação. Quer saber saber como esse novo método funciona? O Sorrisologia explica!

Conheça o gel que elimina a cárie sem causar dor

O procedimento tradicional, com o auxílio da anestesia, não causa dor, mas dá aquele nervosismo por conta do barulhinho do motor. Mas com o gel, o tratamento se torna mais confortável para o paciente e para o dentista. O produto foi desenvolvido da papaína, uma substância vinda das folhas e do fruto do mamoeiro, que ajuda a remover a cárie de maneira mais simples e segura. Esse gel ainda não é utilizado em todos os consultórios odontológicos, mas a tendência é aumentar o seu uso nas clínicas.

Como esse gel é utilizado para remover a cárie?

Em primeiro lugar, esse gel só pode ser utilizado pelo dentista dentro do consultório odontológico. Para remover a cárie utilizando essa substância, o profissional aplica o produto sobre a lesão e espera alguns minutos até formar uma massinha. Em seguida, o especialista tira essa lesão com um instrumento chamado colher de dentista (uma espécie de pá) e, por fim, realiza a restauração normalmente. Em casos mais graves, o motorzinho deverá ser usado de qualquer jeito!

Qual a diferença do gel para o tratamento feito com a broca?

Além do medo de alguns pacientes, o tratamento convencional feito com a broca acaba deixando a boca dormente por algumas horas, devido à aplicação da anestesia. Agora, na utilização do gel, você não vai passar por esse incômodo e ainda garante um tratamento mais rápido! O que é ótimo tanto para os adultos, quanto para as crianças. O método é uma excelente opção para os pequenos que temem a ida ao dentista, já que passa mais segurança do que o barulho do motorzinho!