O sonho de todo aluno que está cursando faculdade é seguir aquela carreira que tanto estudou e se dedicou para concluir. Apesar dos ensinamentos lecionados durante o curso serem a base de toda a educação é importante explorar conhecimentos que vão além da sala de aula. E há quem não meça esforços para isso. Um exemplo dessa dedicação é a estudante de Odontologia Priscila Carvalho de Souza, de 22 anos, que viajará a fim de visitar a 34ª edição do Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP).

O início de um sonho

A futura dentista, que está no 6º período da Universidade Federal de Juiz de Fora, conta que a paixão por Odontologia nasceu quando sua própria vida foi transformada por essa profissão. "Eu tinha diastema em todos os dentes. Passei por uma infância e adolescência com autoestima baixa. Ao realizar tratamentos ortodônticos, minha satisfação e alegria ao retirar o aparelho e ver o resultado foram tão grandes e marcantes que no mesmo momento decidi que era aquilo que eu queria para minha vida, proporcionar aquele sentimento a todos".

As expectativas do CIOSP

Direto de Juiz de Fora, Minas Gerais, ela conta que esta já é a segunda vez que vai participar do Congresso em São Paulo e prentende reencontrar colegas de profissão, aproveitar todas as aulas e, principalmente, entender mais sobre a área que pretende se especializar: Dentística Restauradora e Estética. "Minha expectativa é conseguir absorver o máximo de conteúdo possível das palestras, conhecer novos profissionais e novos alunos, fazer boas amizades, reencontrar as velhas e voltar uma estudante mais informada com as novas tecnologias que a Odontologia proporciona".

Aprender com os melhores da profissão

Para a mineira, a importância de um grande evento como o CIOSP é tirar o aluno da mesmice da sala de aula e explorar novos ambientes. "Lá o aluno pode escolher frequentar as aulas de seu interesse ou, até mesmo, vendo vários assuntos, procurar descobrir o que mais o interessa, auxiliando na escolha de uma especialização". Priscila conta que os jovens dentistas aprendem com casos clínicos a realidade que se passa em um consultório de verdade, tudo isso com o apoio de grandes nomes da Odontologia. "Colocar os alunos de frente com os maiores profissionais de todas as áreas é o que estimula o aprendizado".

Conhecendo um pouco de tudo

Assim como alguns dos 70 mil visitantes esperados durante o evento, Priscila admite que apesar da preferência em palestras com foco em Odontologia Estética, ela não exclui seu interesse nos demais assuntos."Primeiramente temos que cuidar do bem-estar do paciente para depois satisfazer a estética, nunca o contrário. Acredito que o Cirurgião-Dentista deve ser um profissional completo". 

Voltar pra casa com a mente cheia de novidades

A estudante conta que aguarda ansiosamente a palestra sobre "Encarando os desafios da Implantodontia moderna. Como reabilitar áreas estéticas e com previsibilidade", ministrada por Walterson Mathias Prado. No fim de tudo, Priscila só espera retornar para a sua cidade natal com muito mais. "Voltamos para casa não apenas com a mochila cheia, mas com uma bagagem de conhecimento e experiências ".