O funcionamento completo do corpo depende das suas mais diversas funções. Pensando nisso, podemos destacar a saúde bucal, que não está restrita somente aos dentes. Toda a musculatura, elementos e ações do rosto estão interligadas. Por isso, problemas ou machucados de qualquer um desses deles podem trazer consequências para o todo, como, por exemplo, uma fratura na face. A dentista Katyuscia Lurentt veio explicar sobre esse quadro e como tratá-lo.

A maioria das fraturas na face em origem

Na maioria dos casos, as fraturas na face são provocadas por algum acidente. “As causas mais comuns, hoje, ocorrem em pacientes idosos que sofrem queda, e também no esporte, onde há muito contato”, destaca a profissional. Nos jogos de futebol, por exemplo, os jogadores comumente sofrem cabeçadas ou cotoveladas na face, que podem levar a uma fratura nos ossos do rosto. “Atualmente, devido ao uso obrigatório do cinto de segurança e a presença da lei seca, as fraturas de face – antes muito comuns em acidentes automobilísticos – caíram bastante em estatística”, informa Katyuscia.

É possível que fraturas na face causem problemas na mastigação?

A especialista afirma que as fraturas podem sim causar problemas na mastigação, inclusive danos severos. “Isso porque, muitas vezes no trauma, há perda de elementos dentários, e, por isso, o paciente terá que restabelecer toda a sua função mastigatória”, esclarece ela. Por esse motivo, a procura de um profissional é essencial para analisar o quadro e restabelecer as funções. “Durante a cirurgia para reconstruir e fixar os ossos em seu lugar, tentamos sempre a melhor oclusão para devolver a função mastigatória do paciente”, explica Katyuscia.

Algumas soluções podem contar com a reposição dos dentes perdidos ou o uso de aparelho ortodôntico para corrigir a oclusão. No entanto, há casos em que são necessários outros procedimentos para alcançar o resultado satisfatório. Para ajudar na análise, é possível que sejam pedidas fotos do paciente antes do acidente. “Se possível, solicitamos ainda exames clínicos dentários para tentar devolver exatamente a oclusão que o paciente possuía”, completa a dentista.

Fratura na face também causa perda óssea

Por se tratar da face, a maior preocupação da maioria dos pacientes após algum acidente está ligada à estética, pensando nas possíveis sequelas. No entanto, para além da beleza, uma fratura da face pode trazer consequências severas para sua saúde bucal, como dores articulares e até perda óssea. “As fraturas podem ser simples ou complexas, e, dependendo do seu grau, o paciente terá que passar por mais de uma cirurgia para reconstruir os danos causados”, finaliza a profissional.