Você já ouviu falar no fotopolimerizador? Dentre todos os equipamentos típicos de um consultório odontológico, ele é o que costuma se destacar, provavelmente por causa da luz que ele emite quando o dentista analisa nossa boca. A verdade é que depois de algumas idas ao dentista, a gente começa a se acostumar com o ambiente, mas não deixamos de nos perguntar para que servem tantas ferramentas, né? Por isso, o Sorrisologia resolveu te contar um pouquinho mais sobre o que é o fotopolimerizador e de que forma ele pode auxiliar na saúde do seu sorriso!

O que é um fotopolimerizador e para que serve?

Conhecido por transmitir uma luz azulada, esse aparelho tem uma importante função no dia a dia do dentista. Na prática, essa luz ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido. O processo de ativação é chamado de polimerização e nada mais é do que uma reação química causada pela luz emitida. Com o endurecimento dessas células, é possível garantir maior durabilidade dos procedimentos realizados.

Por que a luz é azul?

O motivo para luz ser azul é que essa coloração é a única capaz de aquecer uniformemente a estrutura molecular da resina em sua totalidade, sendo a escolha mais eficiente e eficaz. Isso traz maior resistência e durabilidade ao material fotoativado, que normalmente é a canforoquinona. No entanto, vale destacar que isso também vai depender da intensidade da luz transmitida, já que o dentista pode optar por uma atuação mista ou constante por parte do fotopolimerizador.

Em que procedimentos o fotopolimerizador atua?

Além de atuar nas resinas compostas, o fotopolimerizador também auxilia em outros procedimentos odontológicos, como no clareamento dental ou no tratamento ortodôntico. Quem já usou aparelho fixo, sabe bem como é isso: tanto na colagem de bráquetes quanto na colocação de outros acessórios, o dentista sempre usa a ferramenta para melhor fixação. Já para quem pensa em aderir ao clareamento dental no próprio consultório, pode aguardar que em algum momento a tão famosa luzinha vai aparecer.