Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB

Fluorose dental: a ingestão excessiva de flúor durante o período de formação dos dentes pode ser prejudicial para a saúde bucal

Expert

Simone Rocha de Moraes Bastos

Simone Rocha de Moraes Bastos

CRO-RJ: 40813

Especialista em Odontopediatria.

O sorriso de uma criança é tudo de bom. Para que ela cresça com dentes fortes e bonitos é necessário que os pais ajudem a praticar bons hábitos higiênicos. Isso inclui o flúor como componente importante para fortificar os dentes. Porém, a quantidade de flúor precisa ser controlada para evitar futuros problemas, como a fluorose dental. "Um distúrbio na formação dentária que se manifesta principalmente pela alteração de cor do esmalte", afirma a odontopediatra Simone Rocha.

Um problema que causa manchinhas nos dentes

A fluorose é uma complicação que ocorre pela ingestão excessiva ou prolongada de flúor durante o período de formação dos primeiros dentes, isso quer dizer, desde o nascimento da criança até os cinco anos de idade. "As manchas variam de esbranquiçadas a amarronzadas dependendo do grau de severidade, ocorrendo geralmente de forma simétrica na dentição", explica. Muitos fatores acabam contribuindo para o aparecimento da fluorose, como a própria água que bebemos. Simone alerta que o abastecimento de muitas cidades contém flúor em sua composição. Isso contribui para a diminuição de cárie da população, mas ao mesmo tempo pode tornar um risco. 

As crianças crescem, mas o problema não some

E não pense que a fluorose vai desaparecer quando os pequenos alcançarem uma certa idade, muito pelo contrário. "Vai acometer principalmente a dentição permanente e por ser um distúrbio de desenvolvimento dentário, ou seja, ele ocorre na formação da estrutura dentária, as manchas não desaparecerão com o tempo", atenta.

Para que isso não aconteça, os pais precisam estar sempre alertas

A melhor forma de evitar este e qualquer problema bucal continua sendo a prevenção. Os pais precisam estar sempre atentos quanto à exposição de seus filhos ao flúor. Isso pode ser feito com atitudes bem simples. "Se informando se a água de abastecimento da sua cidade é fluoretada, se a fórmula infantil que a criança toma ou se a vitamina que o médico pediatra prescreveu contém flúor". Com essas informações fica bem mais fácil o odontopediatra avaliar e orientar aos pais o uso de um creme dental próprio para a criança.

De olho na escovação dos pequenos

A maioria das crianças ainda não sabe cuspir quando terminam a higiene. "A escovação deve ser realizada pelos pais no mínimo até os cinco anos de idade. Quando a criança começar a pegar na escova, devem ser supervisionados pelos pais até completarem seis anos de idade e conseguirem cuspir completamente". Assim o acúmulo de flúor nos dentes é evitado e seu filho tem menos chances de ter essa temida doença.

O creme dental feito para seu filho

Nada de usar o mesmo creme dental dos adultos para a criança. Adquira produtos que possuam a quantidade ideal dessa substância para os menores, que você encontra na linha de cuidados bucais infantil. Além ter uma variedade de sabores deliciosos e refrescantes, eles ajudam a combater a placa bacteriana, evitando a formação de cárie com a dosagem correta de flúor. Bom demais, né?

Mais Matérias: Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Saúde Bucal Infantil
Dente de leite não cai: saiba o que pode causar o quadro e como ajudar o seu filho nesse momento
Não é novidade para ninguém que a troca de dentes é um dos processos mais importantes para saúde bucal das crianças. Por isso, ao perceber que o dente de leite não cai é preciso ligar o sinal de alerta. Embora não seja um problema tão grave, essa pequena disfunção pode...
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Saúde Bucal Infantil
Leite materno pode causar cárie nos dentes de leite? Profissional esclarece o assunto
Os dentes de leite são grandes alvos da cárie dentária. Isso porque muitos os bebês e...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Coroas de zircônia: conheça essa nova opção da odontopediatria estética
Saúde Bucal Infantil
Coroas de zircônia: conheça essa nova opção da odontopediatria estética
Quando se trata de tecnologias que englobam a odontopediatria , as próteses são, certamente, uma das...
com a participação de:
Larissa Neves
CRO-SP: 136327
Odontopediatria estética: conheça essa especialidade e os benefícios que ela traz para a saúde bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Odontopediatria estética: conheça essa especialidade e os benefícios que ela traz para...
A primeira visita ao dentista precisa ser feita ainda quando criança . Esse acompanhamento desde cedo ao...
com a participação de:
Aline Pedroni Pereira
CRO 103155
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Saúde Bucal Infantil
Nascimento do dente de leite causa febre? O que fazer para tratar o problema
Não é novidade que o nascimento dos dentes de leite pode gerar uma série de incômodos para a criança. Entre eles, estão o excesso de saliva e gengivas vermelhas e inchadas. Por isso, é bastante comum que os pequenos agarrem ou mastiguem qualquer coisa durante esse período na tentativa de amenizar a...
Julho Laranja: saiba o que é e entenda a importância da campanha para a saúde bucal infantil
Saúde Bucal Infantil
Julho Laranja: saiba o que é e entenda a importância da campanha para a saúde bucal...
Você já ouviu falar na campanha "Julho Laranja"? Ela foi criada para informar e sensibilizar as pessoas...
com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380