Pular para o conteúdo principal
Logo Facebook Powered By Logo OralB
10.01.2018

Fiz clareamento dental no consultório e meus dentes não ficaram como queria. Posso fazer outro procedimento logo em seguida?

  Quando o paciente vai fazer um clareamento dental, o primeiro pensamento é que irá sair do consultório com o sorriso super branco. Mas, e quando os resultados não correspondem às expectativas?
Quando o paciente vai fazer um clareamento dental, o primeiro pensamento é que irá sair do consultório com o sorriso super branco. Mas, e quando os resultados não correspondem às expectativas?

Expert

Claudio Heliomar

Claudio Heliomar

CRO-PE: 5339

Cirurgião-Dentista graduado pela UFPI. Doutor em Dentística-Endodontia pela UPE. Professor Associado do Curso de Odontologia da UFPE. Coordenador do Curso de Especialização em Dentística do CPO/Recife/PE. Membro do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística.

Seja para quem deseja um sorriso mais branco e brilhante, como para quem deseja reparar um dente escurecido por trauma, por exemplo, o clareamento dental é a solução mais indicada nesses casos. O procedimento, que pode ser feito tanto em consultório dentário quanto de forma caseira - sempre com orientações profissionais - é cada vez mais procurado por diversas pessoas. Entretanto, pode acontecer do resultado acabar não saindo exatamente do jeito que você desejava. Existe uma solução imediata? Confira a orientação do dentista Cláudio Heliomar sobre esse acontecimento.

Como é feito o clareamento dental no consultório?

O clareamento dental no consultório é uma opção muito procurada pelos pacientes. “O procedimento pode ser realizado por métodos químicos ou físicos”, explica o profissional. No clareamento físico emprega-se a luz violeta em comprimento de onda com uma intensidade específica. Para o clareamento químico, existem os géis clareadores que possuem o peróxido de hidrogênio como base. Esses compostos podem variar de 30 a 40% em suas concentrações, e ainda clarear mais rapidamente com a ajuda de leds azuis com a potência elevada. Essa energia luminosa é provinda dos equipamentos do dentista, sendo somente ele capaz de lidar com ela.

Fiz o clareamento e não ficou como queria. Posso fazer outro novamente logo em seguida?

Pode acontecer do paciente realizar o procedimento e não alcançar o efeito esperado, já que o clareamento não possui uma certeza quanto ao resultado ser o mesmo das expectativas. “Muitos acreditam que técnicas de clareamento dental vão branquear os dentes a tons extremamente brancos, o que nem sempre acontece”, comenta Cláudio. Pensando nisso, vale ressaltar que a denominação do tratamento, “clareamento”, significa uma atenuação da cor. Dessa maneira, o dentista indica que aguarde, no mínimo, seis meses para realizar um novo processo clareador. Esse cuidado com o tempo é importante para evitar agressões aos tecidos moles, como gengiva e polpa. Se for feito de maneira excessiva, o paciente pode sofrer com inflamações, calcificação e necrose pulpar nos casos em que for usado métodos químicos.

E qualquer paciente pode fazer clareamento dental?

Assim como os demais procedimentos dentários, para o paciente realizar o clareamento é necessário uma avaliação clínica cautelosa. “O dentista avaliará as condições sistêmicas e locais do paciente”, orienta o profissional. Pensando nisso, o odontologista destacou alguns quadros que impossibilitam o cumprimento do clareamento dental:

- predisposição ao câncer;

- ser fumante;

- estar grávida ou amamentando;

- ter disúrbios gástricos, como gastrite e refluxo;

- ter sensibilidade dentária, lesões de cárie e restaurações defeituosas;

- ter alguma doença periodontal ou áreas de dentina expostas.

 

Mais Matérias: Clareamento Dental
Clareamento dental com moldeira elétrica de luz de LED: é seguro? Especialista revela os perigos dessa tecnologia e explica porque não é recomendada
Clareamento Dental
Clareamento dental com moldeira elétrica de luz de LED: é seguro? Especialista revela...
Os dentes amarelados podem ser um verdadeiro incômodo para quem preza pela estética e saúde...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Escova de dentes elétrica + creme dental clareador: veja como essa dupla ajuda no tratamento de manchas e na manutenção do clareamento
Clareamento Dental
Escova de dentes elétrica + creme dental clareador: veja como essa dupla ajuda no tratamento de...
Não é novidade para ninguém que ter um sorriso branco e saudável é o desejo da maioria dos pacientes. No entanto, poucas pessoas sabem que é possível conquistar esse objetivo com a ajuda de algumas ferramentas simples: a escova de dentes elétrica e o creme dental clareador . Sim, isso mesmo! Pode...
Como clarear os dentes rapidamente: dentista revela o segredo do clareamento dental eficaz
Clareamento Dental
Como clarear os dentes rapidamente: dentista revela o segredo do clareamento dental eficaz
Você está com os dentes amarelados e isso te incomoda bastante? A má...
com a participação de:
Vinícius Barçal
CRO-RJ: 3979-7
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser evitadas e qual é a mais segura para alcançar um sorriso branco
Clareamento Dental
Clareamento dental caseiro funciona? Especialista revela técnicas que devem ser...
Ter um sorriso branco é o objetivo de muitas pessoas. A forma mais eficaz e segura de alcançar esse...
com a participação de:
Igor Puga
CRO-RJ 28418
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e manutenção do tratamento
Clareamento Dental
Como preservar o clareamento dental: cuidados, o que não fazer, dicas de higiene bucal e...
Você fez clareamento dental e finalmente conquistou aquele sorriso branco que tanto queria. Agora, as preocupações acabaram e não é mais necessário ter aqueles cuidados minuciosos com os dentes, certo? Errado! Muita gente pensa que depois do clareamento não precisa mais se preocupar com a saúde...
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes brancos por mais tempo?
Clareamento Dental
Clareamento dental: usar pasta de dentes com efeito whitening ajuda a manter os dentes...
Engana-se quem pensa que basta fazer  clareamento dental para conquistar dentes brancos por toda a vida. Na...
com a participação de:
Caroline Malavasi
CRO-RJ: 38947