Tem muita gente que evita uma visita ao dentista por medo do famoso barulhinho do motor ou das demais ferramentas utilizadas pelo profissional. Mas você sabe a real utilidade de cada uma delas e quando são usadas? Muitas vezes, o receio está no que não conhecemos de verdade. Pensando nisso, o Sorrisologia junto com o cirurgião-dentista Cláudio de Sá Rêgo vão apresentar os objetos mais utilizados pelo odontologista e mostrar que não há no que temer em uma consulta.

Espelho

"O espelho bucal talvez seja o instrumento mais usado durante o tratamento odontológico", afirma Cláudio. Esse instrumento é utilizados na maioria dos exames clínicos e serve para o dentista visualizar todos os detalhes do universo bucal do paciente.

Pinça clínica

Já a pinça é uma das ferramentas menos temidas. Ela serve para pegar ou colocar algo na boca do paciente de forma simples e higiênica, como aquelas bolinhas de algodão.

Sonda exploradora

"A sonda é usada no exame, embora hoje já não se recomenda seu uso na sondagem", explica o cirurgião. Atualmente, ela é utilizada para detectar a presença de cáries ou outras complicações no sorriso do paciente, como uma sensibilidade dentária.

Colher de dentina

Se uma cárie for detectada a colher de dentina é capaz de retirar o tecido cariado e acabar com todo o incômodo causado pela bactéria.

Brocas

As brocas também são utilizadas para remover aquelas inconvenientes lesões cariosas e preparar cavidades dentais para receber restaurações. Junto com a caneta dentária, elas são conhecidas pelo famoso "barulhinho do motor".

Hollemback

Se uma restauração foi feita, esse acessório é capaz de esculpir seu dente. Hollemback faz a inserção de um material pastoso, como resinas, na cavidade do dente que foi trabalhada.

Carpule

É o instrumento que ajuda na colocação da anestesia. O carpule é uma seringa que o dentista utiliza para anestesiar o paciente, fazendo com que ele não sinta dor durante procedimentos cirúrgicos.

Conjunto de fórceps

"Os fórceps são os famosos "boticões", usados para extrações dentárias", afirma o expert. Em um formato de alicate, cada um serve para extrair um tipo de dente, como os siso e os de leite.

Cortantes

Os cortantes são instrumentos de ponta bem afiada, indicados para fazer acabamentos nas paredes das cavidades do dente que serão restauradas.

Calcadores espatulados

"São utilizados para inserção dos materiais restaurações nos dentes e curativos". Eles preenchem as cavidades dentárias tratadas com algum material curativo.